Saiba como manter o equilíbrio emocional

Diante da correria do dia a dia é comum perder o equilíbrio em um dia caótico. Para que isso não aconteça é importante identificar…

Por Élida Santos em 25/09/2011

Diante da correria do dia a dia é comum perder o equilíbrio em um dia caótico. Para que isso não aconteça é importante identificar os problemas que te levam a agir quando a emoção está à flor da pele. Veja algumas dicas que te levam a ter equilíbrio emocional.

1-     Pratique atividades físicas

O sedentarismo não faz mal só para o corpo, mas também para a alma. Quando nos exercitamos o cérebro libera uma substância chamada endorfina, que nos faz sentir prazer após as atividades físicas. O bem-estar proporcionado por essa enzima melhora o sono, diminui a ansiedade e o estresse.

2-     Leia diariamente

Como qualquer outro músculo do nosso corpo o cérebro também deve ser exercitado para evoluir e se fortalecer. A leitura diária é uma atividade que auxilia no aumento de instrução da pessoa, além de fazer com que ela esqueça os problemas do dia a dia. Ler uma revista, jornal ou livro faz com que você relaxe e aprenda coisas novas.

3-     Relaxamento e meditação

Atividades como a ioga fazem bem à saúde mental. O processo de meditação necessário para a pratica desse exercício faz com que você mantenha o equilíbrio emocional com mais facilidade em situações estressantes.

4 – Respire fundo

De nada adianta agir por impulso. Durante uma discussão ou uma situação desconfortável, de conflito, é necessário pensar antes de agir. Respire fundo, pois a sensação do ar saindo do pulmão é relaxante. Dessa forma você conseguira restabelecer o equilíbrio em meio a uma situação estressante.

3 – Nunca faça nada com pressa

Bem que o ditado diz que a pressa é inimiga da perfeição. Você já percebeu como tudo dá errado quando estamos atrasados? A chave do carro some, aquele documento importante é esquecido, o transito fica pior que nunca entre outras coisas trágicas que parecem acontecer de propósito só porque estamos atrasados. Por isso, acorde mais cedo. Faça as coisas sem pressa para evitar irritação desnecessária.

Top