Saiba como lidar com a falta de disciplina dos filhos

Os pais devem saber o que os filhos andam fazendo de errado e mostrar às crianças a realidade, indicando o melhor caminho. […]

A velha e conhecida malcriação das crianças é sempre ponto em comum nas conversas de pais. Seja na escola, em casa, com os amigos, os filhos precisam ser educados, mas não na base da palmatória. A indicação é que a raiz do problema deva ser conhecida para então ser trabalhada. Como reconhecer então a falta de disciplina dos filhos?

Uma característica de que os filhos estão andando fora da linha é a desobediência aos pais. Um pedido, uma ordem, seja o que for, se as crianças não estão ouvindo o que estão falando com ela e isso for para o bem delas, pode contar que estão muito indisciplinadas. O ideal é fazer com que a criança perceba que está errada e isso não se dá através de gritos e esterias. A conversa séria, olhos nos olhos, voz imposta (não é grito, nem berro) e um clima de seriedade por parte dos pais fazem com que as crianças saibam que devem melhorar.

Outra forma de saber sobre a falta de disciplina é a presença da mentira. “Filho, você fez isso?”, “Não, eu não”; “Filho, você estava vendo aquilo?”, “Eu não”. São muitas mentirinhas que os pequenos contam e se isso torna-se uma prática, a situação só piora, porque ele nunca vai ter coragem de assumir seus erros. Nesses casos, os pais devem mostrar que sabem da realidade e explicar por A mais B porque não pode haver mentira. O principal aqui é a criança sentir confiança nos pais e esses devem passar isso a elas, de modo que a mentirinha não tenha mais lugar.

Às vezes, o clima familiar é tranquilo e os pais não são soberbos ou cruéis, mas a criança tira isso de amigos da escola ou de filmes, novelas ou programas. Vários pais dizem que não sabem como o filho adquiriu tal comportamento se em casa ele não tem contato com tal atitude. Isso deve ser muito bem analisado e quando a criança se comportar mal, eles devem perguntá-la sobre o porquê de ter agido daquela forma, se isso é o que eles ensinam, se ela gostaria que agissem assim com ela. Sinais de crueldade, esperteza, egoísmo e muitos outros devem ser cortados com conversa.

Continuar Lendo  5 erros no banho que acabam com a beleza da pele

Portanto, a dica que fica aos pais que estão desesperados com a falta de disciplina dos filhos é a conversa séria e sempre presente. Brigas, conflitos, castigos severos e berros estão fora de cogitação. Isso só torna o clima de casa um tanto quanto pior.

 

Top