Saiba como incentivar os funcionários

O sucesso de uma empresa só é possível por causa do trabalho realizado pelos colaboradores da companhia, por isso, incentivá-los é fundamental. Pequenas atitudes…

Por Élida Santos em 02/01/2012

Elogie sempre que merecido (Foto: DIvulgação)

O sucesso de uma empresa só é possível por causa do trabalho realizado pelos colaboradores da companhia, por isso, incentivá-los é fundamental. Pequenas atitudes do dia-a-dia fazem com que o funcionário tenha vontade de desempenhar sua função com mais afinco e que queira crescer junto com a empresa. Muitas vezes os colaboradores esperam ao menos um “muito obrigado” ou um elogio, por isso, ter líderes capacitados, que saibam coordenar uma equipe, é fundamental.

O primeiro grande incentivo que o funcionário pode receber é financeiro. Pague para ele uma remuneração justa, compatível com a função exercida, assim ele não se sentirá prejudicado financeiramente. Seja claro com relação ao pagamento de horas extras e benefícios adicionais no contracheque, e fique à disposição para responder perguntas sobre o demonstrativo de pagamento. Não deixe o colaborador na dúvida com relação ao seu pagamento, afinal, ele tem todo direito de questionar.

Proporcione almoços diferenciados (Foto: DIvulgação)

Promover ações como café da manhã uma vez no mês, ou uma vez na semana, são atitudes para descontrair o ambiente que fazem com que os funcionários sintam-se especiais. Sempre que possível crie alguma ação com os colaboradores que distribuam brindes, mesmo que simbólicos, para reconhecer o trabalho desses funcionários na empresa. Ao cumprirem uma meta, por exemplo, distribua canetas e chaveiros com informações da empresa. Ou pague um almoço em um local diferente para reconhecer o esforço da equipe.

Não trate as pessoas apenas como números da companhia (Foto: Divulgação)

Todos os dias elogie. Criticar as pessoas é muito fácil, mas os funcionários gostam de ter o seu trabalho reconhecido, mesmo se for com palavras. Da mesma maneira que corrigir os erros das pessoas é necessário para que elas não voltem a cometer novos deslizes, elogiar também é, pois assim ela saberá que está no caminho certo. Promova reuniões para parabenizar a equipe e aproveite para apresentar vídeos motivacionais, podem parecer sem importância, mas as pessoas se animam ao verem histórias de superação e sucesso. Lembre-se que não há motivação maior do que tratar o seu funcionário como uma pessoa e não como mais um número, que só serve na hora de contabilizar os resultados.  E como todo ser humano os funcionários possuem sentimentos que devem ser respeitados.

Top