Saiba como funciona os títulos de dívida e quais os tipos

PUBLICIDADE

Os títulos de dívida são uma espécie de ativos financeiros que parecem à primeira vista complicadíssimos, mas que na verdade são bem fáceis de compreender e entender. Os títulos de dívida funcionam de maneira bastante similar a qualquer ação ou tipo de investimento, carta de crédito ou ativo financeiro. 

Na verdade, poderíamos chamar os títulos de dívida até mesmo como ativos financeiros por excelência, dada a sua natureza simples e bastante condizente com a forma como qualquer tipo de ativo financeiro funciona. Venha entender mais sobre o que são os títulos de dívida e como funcionam. 

O que é um título de dívida?

Os títulos de dívidas, como comentamos, são ativos financeiros. Como um ativo financeiro ele funciona como uma espécie de crédito que determinado investidor compra que irá render uma % no futuro. O caso especial dos títulos de dívida é que eles são um ativo financeiro específico emitido por empresas ou pelo Estado. 

PUBLICIDADE

Uma empresa, por exemplo, opta por emitir os títulos de dívidas para captar recursos como investimentos, seja para pagar alguma dívida ou até mesmo para investir em si mesma e realizar algumas estratégias no mercado. 

O que é um título de dívida?
Fonte/Reprodução: original.

O interessante é que esse título de dívida comprado é depois repassado como investimento para quem comprou, ou seja, a empresa paga de volta com juros esse dinheiro que foi investido no título.

A semelhança com um empréstimo de fato não é mera coincidência. Os títulos de dívida realmente parecem-se muito como pequenos empréstimos. 

Quais são os diferentes tipos de títulos de dívida?

Como comentamos, os títulos de dívida são emitidos tanto por empresas quanto pelo próprio Estado, ou seja, há pelo menos dois tipos no mercado. Essa distinção é frequentemente apontada como títulos de dívida corporativa, referente a títulos de dívida de empresas, e títulos de vida pública, que seriam os títulos do Estado. 

PUBLICIDADE

Ambos os dois tipos de títulos de dívida, são recursos financeiros importantes e funcionam exatamente do mesmo modo.

Como funciona o processo de compra e venda de títulos de dívida?

Os títulos de dívida são comprados com a perspectiva de ganho futuro, como já mencionamos o processo é muito parecido com o de um empréstimo. É quase como que determinada pessoa ao comprar um título de dívida esteja emprestando dinheiro para empresa e receberá no futuro com juros. É exatamente assim que funciona a compra de um título de vida e seu resgate no futuro. 

Quais são os riscos associados a títulos de dívida?

Como qualquer tipo de investimento, os títulos de dívida tem seus riscos. Uma empresa pode a qualquer momento estar em um cenário globalmente inesperado e difícil de escapar, quando não, impossível. São exemplos de cenários dessa natureza a pandemia global de coronavírus e a crise de 2008 americana, que afetou toda a economia mundial. 

Quais são os riscos associados a títulos de dívida?
Fonte/Reprodução: original.

Nesses casos pode acontecer dos títulos de dívida não serem pagos e uma empresa simplesmente não conseguir arcar com seus compromissos. Outro risco é a da estratégia da empresa dar errado e a mesma abrir falência, algo que pode acontecer e novamente gerar o calote do título de dívida comprado pelo investidor. 

Por que os títulos de dívida são considerados ativos financeiros?

Os títulos de dívida são praticamente ativos financeiros por natureza! Uma vez que o investidor está praticamente comprando crédito que será resgatado no futuro, ou seja, é como se estivesse investindo em algo que irá render, mesmo que esse rendimento seja apenas conceitual. 

PUBLICIDADE

Os títulos de dívida como qualquer investimento, apresentam riscos mas com as técnicas corretas podem ser um excelente ativo financeiro e crédito. Assim, se tem interesse em saber mais sobre o mundo financeiro, confira nossos outros conteúdos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.