Saiba como funciona a delegacia eletrônica

Para registra alguns tipos de ocorrência as pessoas não precisam nem sair de suas casas. Para efetivar a denuncia, basta acessar a Delegacia Eletrônica…

Por Élida Santos em 29/09/2011

Para registra alguns tipos de ocorrência as pessoas não precisam nem sair de suas casas. Para efetivar a denuncia, basta acessar a Delegacia Eletrônica da Polícia Civil. Essa iniciativa pretende fornecer mais rapidez e praticidade aos cidadãos.

Os delitos que podem ser denunciados por meio do site da policia militar são: Furto de veículo, desaparecimento de pessoas, furto/perda de documentos, furto/perda de celular, furto/perda de placa de veículo, encontro de pessoas desaparecidas, complemento do boletim eletrônico, acompanhamento do boletim eletrônico. Nos casos das demais ocorrências é necessário deslocar-se a Delegacia de Polícia mais próxima.

O boletim de ocorrência só registrado após o preenchimento obrigatório de uma ficha, que fica disponível no site da Delegacia Eletrônica do estado. Entre os dados solicitados está um e-mail válido, onde o denunciante receberá o e-mail de confirmação do procedimento.

Após isso as informações serão encaminhadas para a delegacia de polícia do município em que os fatos ocorreram. Isso ocorre, pois qualquer dúvida com relação à declaração realizada via site, facilita o contato de um policial para maiores esclarecimentos, que podem ser prestados pessoalmente ou por telefone.

Vale lembrar que o computador utilizado para o registro da queixa será monitorado durante o processo de comunicação e qualquer informação falsa sobre o crime acarreta em punição prevista pelo Artigo 340 do Código Penal Brasileiro.

A solicitação do Boletim Eletrônico de Ocorrência tem um prazo para ser respondida que varia de acordo com o crime. Por exemplo, no caso de furto de veículo ou desaparecimento de pessoas, um policial entra em contato em até uma hora para entrevistar e fornecer orientações ao requerente. Para mais informações acesse http://www.ssp.sp.gov.br/bo/.

Top