Saiba como funciona a adoção de animais em SP

A adoção é um termo que a maioria das pessoas ainda não aprendeu a lidar ou simplesmente não conhece a dimensão exata do seu…

A adoção é um termo que a maioria das pessoas ainda não aprendeu a lidar ou simplesmente não conhece a dimensão exata do seu significado. Na adoção, o ser humano tem a oportunidade de fazer o bem a alguém ou a algum animal que precisa de um lar e de alguém para cuidá-lo, bem como viver uma vida em que ambos tenham o direito de ser felizes. No caso dos animais, infelizmente milhões e milhões deles vivem abandonados pelas ruas, carecendo de maiores cuidados e de pessoas que se disponibilizem a ser seus donos.

Graças a inúmeras entidades que cuidam de animais, muitos deles já vivem com famílias e pessoas que os amam… Muitos já deixaram a vida de sofrimento, abandono, solidão e esperam por adoção! No estado e na cidade de São Paulo, qualquer pessoa que tenha a capacidade de criar um animal pode fazer uma adoção de forma rápida e simples. São várias ONG’s, Centros de Controle de Zoonoses (CCZ) que trabalham, diariamente, para cuidar de animais e facilitar o acesso à adoção. Para isto, é preciso que a pessoa interessada preencha os requisitos necessários.

No Centro de Zoonoses, por exemplo, você tem a opção de adotar cães e gatos que foram retirados das ruas. Lá, estes animais que tanto sofreram passam a receber cuidados especiais por parte da instituição. Uma das vantagens de se adotar um animal no Centro de Zoonoses é pelo fato dele estar vacinado, muito bem cuidado e tratado, em virtude de que um dos critérios do Centro é apenas colocar o animal à disposição do novo dono a partir do momento em que ele esteja sarado de feridas e em saúde perfeita.

Deseja adotar um animal? Para isto, tome nota dos principais requisitos exigidos para dar início ao processo de adoção:

Leia Também:  Licença maternidade para mães adotivas

– Leve cópia e originais de seu CPF, RG e comprovante de residência;

– No momento da adoção, será necessário fazer a assinatura de um termo de guarda e compromisso. Este é um documento que serve para resguardar os direitos do animal. Nele (no documento), o novo proprietário do animal se compromete a cuidar de seu bem-estar, sua saúde, não abandoná-lo, fornecer alimentação adequada, abrigo e assistência veterinária.

Atenção: Para alguns tipos de animais maiores como Pit Bull, por exemplo, um técnico enviado pelo instituto fará uma pré-vistoria no local onde o animal permanecerá. O objetivo é saber se, de fato, o novo dono oferece uma boa estrutura para o mesmo. Para entrar em contato com o CCZ você pode ligar em horário comercial para os telefones: (11) 3628-2015 ou (11) 3628-2778. Adote hoje mesmo um animal. Dê abrigo a um ser que precisa de carinho e proteção.

Top