Saiba como fazer isolamento sonoro em casa

Quem é vizinho de uma banda de rock, casa noturna, bar e tantos outros locais barulhentos sabe como é desagradável ter que escutar sons…

Por Élida Santos em 02/01/2012

Diminuir os ruídos dentro de casa é possível (Foto: Divulgação)

Quem é vizinho de uma banda de rock, casa noturna, bar e tantos outros locais barulhentos sabe como é desagradável ter que escutar sons em momentos pouco convenientes. Para acabar, ou minimizar esse problema algumas empresas produzem caixilhos acústicos, que normalmente são de alumínio, além de serem compostos por vidros duplos ou triplos, que são capazes de vedar casas e apartamentos de ruídos externos. Esses itens costumam ter um custo elevado, porém o resultado é muito bom.

Além dos caixilhos, existem materiais capazes de promover isolamento acústico em  fachadas, o que compensa as construções frágeis, com paredes sem o mínimo de isolamento acústico. Para que o isolamento seja bem-sucedido é necessário usar materiais como lãs de rocha e placas de gesso acartonado, que devem ser aplicados na parte interna das paredes. Mas para o isolamento sonoro dar certo é necessário que o caixilho também exerça um bom isolamento.

É possivel isolar paredes (Foto: DIvulgação)

Quando o barulho é proveniente de outro apartamento do mesmo prédio o problema muda de figura. O som está vindo basicamente por meio das lajes, seja do piso, ou até mesmo do teto. Para que o ruído deixe de incomodar é preciso isolar o piso e as lajes.  Para isolar o piso é preciso aplicar materiais isolantes sobre a laje, ou seja, o piso deve ser retirado para o isolamento ocorrer. Fazendo isso, o barulho dos sapatos que tanto incomodam será amenizado.

É possivel isolar acusticamente as paredes com caixas de ovos (Foto: Divulgação)

Agora se você for a fonte de reclamação dos vizinhos isole a sua casa, ou sala “fonte” do barulho para que a vizinhança fique feliz. Para os donos de bandas o jeito é isolar a sala de ensaio com caixas de ovos em toda parede, isso irá amenizar o barulho. Mas saiba que a vida na cidade, em sociedade é   “barulhenta”. É impossível morar em um centro urbano em meio a um silêncio absoluto. O barulho faz parte da vida de todos, cabe a você escolhe o lugar com ruídos que não te incomode tanto. Outra opção é viver em meio a natureza, na zona rural das cidades. Municípios do interior é muito bom para quem quer paz e sossego. Ficar longe do barulho urbano não é fácil para quem vive nas cidades, mas pode ser amenizado com isolamento acústico.

Top