Saiba como fazer alistamento militar

É obrigatório que os homens, ao completar 18 anos, façam o seu alistamento, para que o Exército faça a seleção de quem ingressará no…

Por Redacao em 27/10/2011

É obrigatório que os homens, ao completar 18 anos, façam o seu alistamento, para que o Exército faça a seleção de quem ingressará no serviço. Por isso, é preciso ficar por dentro dos prazos.

O alistamento para 2012, aqueles que nasceram em 1994 devem procurar a junta militar,  mais próxima de sua residência. O site do Ministério da Defesa informa que o período de alistamento se inicia no primeiro dia útil do mês de janeiro e vai até o último dia útil do mês de abril.

O jovem deve procurar a Junta Militar, órgão administrado pelo município,  mais próxima de sua casa e fazer o alistamento. Para os portadores de deficiência física ou deficiência temporária, o Exército informa que apresentem evidências de incapacidade, para este tipo de serviço. Caso seja comprovado, estarão isentos do serviço militar e receberão o Certificado de Isenção – CI.  No entanto, devem, também, realizar o alistamento.

As documentações necessárias, para que se possa proceder com o alistamento, são:

– Certidão de nascimento ou casamento, ambos originais;

– Duas fotos 3×4 fundo branco, sem data e que sejam recentes;

– Comprovante de residência;

– No caso de brasileiros naturalizados, deve-se apresentar a Certidão de Naturalização ou Termo de Opção;

– Registro de Emancipação para os casos dos índios.

Caso aconteça algum imprevisto e você perca a data do alistamento, uma multa deverá ser paga no valor de R$ 1,38 por cada ano de atraso.

Para quem imagina que o alistamento não é algo muito necessário ou não pretende seguir a carreira militar, é importante lembrar que o certificado de reservista é um documento importantíssimo e sempre será solicitado quando você conseguir um emprego, ser aprovado em concurso público ou até mesmo para tirar um passaporte.

Portanto, não perca mais tempo! Programa-se para ficar quite com o Ministério da Defesa.

Top