É obrigatório que os homens, ao completar 18 anos, façam o seu alistamento, para que o Exército faça a seleção de quem ingressará no serviço. Por isso, é preciso ficar por dentro dos prazos.
O alistamento para 2012, aqueles que nasceram em 1994 devem procurar a junta militar, mais próxima de sua residência. O site do Ministério da Defesa informa que o período de alistamento se inicia no primeiro dia útil do mês de janeiro e vai até o último dia útil do mês de abril.
O jovem deve procurar a Junta Militar, órgão administrado pelo município, mais próxima de sua casa e fazer o alistamento. Para os portadores de deficiência física ou deficiência temporária, o Exército informa que apresentem evidências de incapacidade, para este tipo de serviço. Caso seja comprovado, estarão isentos do serviço militar e receberão o Certificado de Isenção – CI. No entanto, devem, também, realizar o alistamento.
As documentações necessárias, para que se possa proceder com o alistamento, são:
– Certidão de nascimento ou casamento, ambos originais;
– Duas fotos 3×4 fundo branco, sem data e que sejam recentes;
– Comprovante de residência;
– No caso de brasileiros naturalizados, deve-se apresentar a Certidão de Naturalização ou Termo de Opção;
– Registro de Emancipação para os casos dos índios.
Caso aconteça algum imprevisto e você perca a data do alistamento, uma multa deverá ser paga no valor de R$ 1,38 por cada ano de atraso.
Para quem imagina que o alistamento não é algo muito necessário ou não pretende seguir a carreira militar, é importante lembrar que o certificado de reservista é um documento importantíssimo e sempre será solicitado quando você conseguir um emprego, ser aprovado em concurso público ou até mesmo para tirar um passaporte.
Portanto, não perca mais tempo! Programa-se para ficar quite com o Ministério da Defesa.