Saiba como falar de salário numa entrevista de emprego

Sair para procurar um emprego não é nada fácil. Embora o país esteja crescendo economicamente, os requisitos solicitados pelas organizações nem sempre são preenchidos…

Sair para procurar um emprego não é nada fácil. Embora o país esteja crescendo economicamente, os requisitos solicitados pelas organizações nem sempre são preenchidos haja vista as exigências principalmente no momento das entrevistas. Muitas dúvidas quanto ao que fazer para conquistar uma vaga de emprego logo surge na cabeça dos candidatos.

Quando ele consegue pelo menos uma entrevista, as indagações permeiam sua mente as quais compreendem desde a forma de se vestir para causar uma boa impressão até o que falar para o selecionador. Agora imagine a discussão em torno do salário que você almeja na empresa?! Questão difícil de ser comentada não é mesmo?

Para início de conversa, quando é preciso discutir questão salarial em uma entrevista, é necessário ter firmeza sobre o assunto e ser sincero sobre o que deseja. Engana-se quem pensa que as empresas desconsideram ou incomodam-se quando um candidato expressa qual salário desejado.

Isto é bastante comum por vários fatores: Sinceridade, determinação, valor às suas qualidades, dentre outros. Se a empresa quer contratar seus serviços é porque ela encontrou em você as características das quais procurava, por isso, informar o valor do salário é fundamental.

Além disso, quem procura ter um salário que contemple suas expectativas não deve dizer “sim” para as primeiras ofertas que as empresas se dispõem a pagar. Se você aceitar a proposta da primeira empresa, corre o risco de jogar fora a oportunidade de negociar com outras organizações.

Saiba que as organizações que buscam bons e qualificados profissionais sempre estão disponíveis a negociar um salário que agrade a ambos os lados. Por isso, para que a conversa possa fluir naturalmente, não exponha o nervosismo (que é comum nessas horas). Isto prejudica sua autoconfiança frente ao entrevistador.

Leia Também:  Empregos SP e Curitiba 2011

Tenha muito cuidado com as “pegadinhas” do entrevistador, pois ele pode oferecer um salário muito elevado e que não condiz com sua função (isto apenas para testar suas intenções). Se ocorrer algo desta natureza, o ideal é dialogar afirmando que o salário proposto é excelente, mas que precisa saber exatamente qual o perfil do talento que a empresa precisa para preencher a vaga com o salário apresentado.

Se o entrevistador perguntar quanto você deseja receber em termos salariais, jamais mencione um salário que não condiz com sua formação. Seja sincero. Se sua função é porteiro ou segurança, o salário almejado não deve ser superior a R$ 800,00; da mesma forma que um jornalista iniciante não deveria buscar um salário de R$ 5.000,00. Tudo deve ser de acordo com sua categoria.

Agora, se a empresa oferecer um salário menor que o almejado, mas possibilita crescimento como plano de carreira, o salário que pode inicialmente ser pequeno poderá ser um dos melhores em um espaço de tempo.

Ser sincero, analisar bem o que o mercado de trabalho está disposto a pagar por sua função e ter uma visão de futuro são atitudes fundamentais para quem deseja conquistar um bom salário. O mercado está aquecido, mas precisa de talentos qualificados para ocupar as muitas vagas de empregos disponíveis. Aproveite o momento!

Top