Saiba como evitar os abusos no trabalho

No ambiente de trabalho pela convivência diária e muitas vezes intimidade entre os colegas de trabalho e até o chefe, pequenos problemas, como abusos…

Discussão no trabalho (Foto: Divulgação)

No ambiente de trabalho pela convivência diária e muitas vezes intimidade entre os colegas de trabalho e até o chefe, pequenos problemas, como abusos de autoridade, podem incomodar e estragar uma carreira profissional. Confira dicas para entrar e sair do trabalho com amigos, mas sem sofrer nenhum tipo de abuso.

Ponto eletrônico

Muitas vezes o funcionário é cobrado à produzir, fazer mais, alcançar metas e superar seus limites. Horas extras são propostas e até levar trabalho para casa. Nesse sentido, o ponto eletrônico pode ser um aliado do trabalhador, visto que haverá um controle de seus horários e o funcionário pode impor limites estabelecidos por lei para cumprir seu horário e não ser sobrecarregado.

Abuso sexual

Assédio sexual no trabalho (Foto: Divulgação)

O abuso pode vir do superior ou mesmo de um colega de trabalho que confundiu sua gentileza com liberdade, que você jamais ousou conceder. Para evitar que chegue no ponto do abuso sexual, as mulheres precisam sempre manter uma postura profissional frente aos colegas de trabalho, especialmente se o ambiente for formado por homens em sua maioria.

Vida pessoal

Fofoca no trabalho (Foto: Divulgação)

Há chefes que não sabem separar o lado pessoal do profissional e se você der brecha, ele vai acabar lhe dando conselhos sobre sua vida amorosa e até opinando sobre suas ações. Para evitar que isso aconteça, evita contar com detalhes (e para todo mundo ouvir) sobre como foi seu final de semana, ou sobre alguma atitude do seu marido. Se você começar a se tornar muito íntima, dificilmente conseguirá manter a distância profissional.

Brigas e abuso moral

Depois de um discussão entre colegas de trabalho, dificilmente sua imagem conseguirá ser a mesma de antes. Para evitar que lhe faltem com respeito, haja respeitando os outros. Não se envolva em brigas, fofocas ou comentários maldosos, a bola de neve de um probleminha que começou pequeno, pode aumentar e cair sobre você.

Se um colega no seu trabalho questionar suas atitudes e provocar uma discussão, o melhor a fazer é afastar-se e esperar a raiva passar. O abuso moral começa quando duas pessoas estão irritadas e perdem a noção do que podem ou não falar. Não aceite provocações!

O seu local de trabalho é o lugar onde você passará a maior parte do dia, por isso, é importante manter as boas relações, evitando que as brigas e abusos aconteçam, mesmo que só uma vez, pois após o primeiro desentendimento, dificilmente a sua relação com o colega será a mesma de antes.

Top