Saiba como evitar o stress no casamento

O chamado stress é um dos males de saúde mais comuns da atualidade. O estilo de vida que, hoje, as pessoas são obrigadas a…

O chamado stress é um dos males de saúde mais comuns da atualidade. O estilo de vida que, hoje, as pessoas são obrigadas a ter, acaba por desencadear desequilíbrio emocional, que pode se manifestar com diferentes sintomas. Nervosismo em excesso, sensação de falta de tempo, depressão, ansiedade, tensão, esgotamento físico e mental, entre outros. Em longo prazo, as consequências do stress ainda podem causar doenças mais sérias, como problemas do coração e até mesmo o câncer. Toda a vida do indivíduo é afetada, inclusive a sua convivência em família. A relação a dois, então, pode também ficar seriamente comprometida. Saiba como evitar o stress no casamento.

A vida atual pode fazer com que o stress seja levado para a casa (Foto: Divulgação)

Evitando o stress no casamento

Quando a pessoa estressada ainda consegue evitar levar o stress para casa, mas percebe que isso está por um fio, é preciso ter muito cuidado para não estender os problemas para o lar.

Ao sair do trabalho, uma dica é tentar relaxar um pouco, antes de retornar à casa. Procure ouvir um pouco de música durante o trajeto, sentir-se aliviado, pensando que, em breve, poderá estar no conforto do lar, na companhia do companheiro. O parceiro e o lar são o refúgio mais importante, quando a vida lá fora não vai bem.

Os problemas do trabalho devem ser deixados no trabalho, assim que a pessoa passa pela sua porta, no final do expediente. Trata-se de algo que, para muitos, parece impossível. No entanto, quem deseja ter qualidade de vida e manter a harmonia do casamento precisa trabalhar isso, dentro de sua cabeça.

Discussões inúteis só alimentam o stress e afastam o casal (Foto: Divulgação)

Como lidar com o stress no casamento

A dificuldade em separar as coisas faz com que muitos casais se rendam aos problemas e, quando percebem, o stress tomou conta do casamento. Uma vez instalado no lar, as coisas ficam ainda mais difíceis.

Continuar Lendo  Saiba porque eles se enjoam dos relacionamentos

Os diálogos, que são tão importantes na vida a dois, passam a ficar mais raros, sendo substituídos por discussões e intolerância. Uma meia, fora do lugar, pode se transformar num enorme problema e motivo de acusações e desentendimentos. A primeira coisa a fazer é tentar não se incomodar com coisas pequenas; coisas que não levam a nada. É preciso selecionar o que realmente merece a atenção.

A partir do momento em que se seleciona e se constata que algo realmente incomoda um dos dois, parte-se para o diálogo tranquilo entre o casal. Dizer ao outro, com muita paciência, que algo poderia ser mudado, por incomodar, deve ser feito com um tom de sugestão. Se a outra pessoa não acatar, então a solução é concluir a conversa, em brigas. Após isso, deve-se esquecer, por exemplo, que a meia está fora do lugar.

Momentos a dois não podem ser esquecidos (Foto: Divulgação)

O stress no casamento aumenta ainda mais, quando o casal deixa de reservar momentos para a sua intimidade e companheirismo, seja dentro da própria casa ou fora dela. É preciso que o casal se mantenha unido, apesar das adversidades cotidianas. Programas simples, como assistir a um filme, juntos, podem parecer bobagens, mas são muito relevantes, para que o contato seja sempre mantido. Se o casal puder, é imprescindível que tenham o hábito de sair e se divertir fora de casa, estejam sós ou na companhia de amigos.

Finalmente, o casal que se afastou pelo stress precisa reverter esse quadro. Juntos, com diálogos e carinho, necessitam se apoiar novamente, um no outro, inclusive mantendo uma rotina de contato físico intenso; ou seja, a vida sexual no casamento é muito importante aos dois. Ela reaproxima o casal e ainda alivia sintomas de stress.

Continuar Lendo  10 itens de moda que não podem faltar no seu guarda-roupa

Top