Saiba como evitar o stress no casamento

O chamado stress é um dos males de saúde mais comuns da atualidade. O estilo de vida que, hoje, as pessoas são obrigadas a…

Por Editorial MDT em 30/04/2014

O chamado stress é um dos males de saúde mais comuns da atualidade. O estilo de vida que, hoje, as pessoas são obrigadas a ter, acaba por desencadear desequilíbrio emocional, que pode se manifestar com diferentes sintomas. Nervosismo em excesso, sensação de falta de tempo, depressão, ansiedade, tensão, esgotamento físico e mental, entre outros. Em longo prazo, as consequências do stress ainda podem causar doenças mais sérias, como problemas do coração e até mesmo o câncer. Toda a vida do indivíduo é afetada, inclusive a sua convivência em família. A relação a dois, então, pode também ficar seriamente comprometida. Saiba como evitar o stress no casamento.

A vida atual pode fazer com que o stress seja levado para a casa (Foto: Divulgação)

Evitando o stress no casamento

Quando a pessoa estressada ainda consegue evitar levar o stress para casa, mas percebe que isso está por um fio, é preciso ter muito cuidado para não estender os problemas para o lar.

Ao sair do trabalho, uma dica é tentar relaxar um pouco, antes de retornar à casa. Procure ouvir um pouco de música durante o trajeto, sentir-se aliviado, pensando que, em breve, poderá estar no conforto do lar, na companhia do companheiro. O parceiro e o lar são o refúgio mais importante, quando a vida lá fora não vai bem.

Os problemas do trabalho devem ser deixados no trabalho, assim que a pessoa passa pela sua porta, no final do expediente. Trata-se de algo que, para muitos, parece impossível. No entanto, quem deseja ter qualidade de vida e manter a harmonia do casamento precisa trabalhar isso, dentro de sua cabeça.

Discussões inúteis só alimentam o stress e afastam o casal (Foto: Divulgação)

Como lidar com o stress no casamento

A dificuldade em separar as coisas faz com que muitos casais se rendam aos problemas e, quando percebem, o stress tomou conta do casamento. Uma vez instalado no lar, as coisas ficam ainda mais difíceis.

Os diálogos, que são tão importantes na vida a dois, passam a ficar mais raros, sendo substituídos por discussões e intolerância. Uma meia, fora do lugar, pode se transformar num enorme problema e motivo de acusações e desentendimentos. A primeira coisa a fazer é tentar não se incomodar com coisas pequenas; coisas que não levam a nada. É preciso selecionar o que realmente merece a atenção.

A partir do momento em que se seleciona e se constata que algo realmente incomoda um dos dois, parte-se para o diálogo tranquilo entre o casal. Dizer ao outro, com muita paciência, que algo poderia ser mudado, por incomodar, deve ser feito com um tom de sugestão. Se a outra pessoa não acatar, então a solução é concluir a conversa, em brigas. Após isso, deve-se esquecer, por exemplo, que a meia está fora do lugar.

Momentos a dois não podem ser esquecidos (Foto: Divulgação)

O stress no casamento aumenta ainda mais, quando o casal deixa de reservar momentos para a sua intimidade e companheirismo, seja dentro da própria casa ou fora dela. É preciso que o casal se mantenha unido, apesar das adversidades cotidianas. Programas simples, como assistir a um filme, juntos, podem parecer bobagens, mas são muito relevantes, para que o contato seja sempre mantido. Se o casal puder, é imprescindível que tenham o hábito de sair e se divertir fora de casa, estejam sós ou na companhia de amigos.

Finalmente, o casal que se afastou pelo stress precisa reverter esse quadro. Juntos, com diálogos e carinho, necessitam se apoiar novamente, um no outro, inclusive mantendo uma rotina de contato físico intenso; ou seja, a vida sexual no casamento é muito importante aos dois. Ela reaproxima o casal e ainda alivia sintomas de stress.

Top