Saiba como evitar manchas na pele após a depilação

Separamos algumas dicas para evitar o escurecimento da pele e alguns cuidados necessários com a depilação. Veja como!

Faz parte da rotina de beleza das mulheres e de muitos homens também a depilação. É um método necessário de higiene e estética. Infelizmente, com esse hábito podem surgir problemas de pele como manchas. Separamos algumas dicas para evitar o escurecimento da pele e alguns cuidados necessários com a depilação. Veja como!

Maneiras Diferentes de Depilação

O método utilizado para a retirada dos pêlos pode ser determinante no aparecimento de manchas. É preciso atenção para detectar qual método é o melhor para o seu tipo de pele.

Lâmina: é uma opção rápida, mas a eficiência tem pouca duração. A lâmina pode desencadear ou acentuar irritações em lugares sensíveis como axilas e virilha e, o uso deve ser suspenso imediatamente. A irritação estimula a produção de melanina como defesa na área afetada e as manchas são inevitáveis.

Cera: a cera quente é mais eficiente porque abre os poros, facilitando a saída dos pêlos. O problema é que o uso constante pode acarretarem varizes. Mudar de método de vez em quando pode evitar o problema.

Cremes e Loções Depilatórias: feito o teste para verificar irritações, o produto é aplicado com o auxílio de uma espátula e tem ação rápida, removendo grande parte dos pêlos. Deve-se fazer a remoção do creme ou loção com água morna.

Eletrólise: tratando-se de dor, a eletrólise pode ser o pior de todos os métodos já que uma agulha é inserida na pele e descarrega choques na raiz do pêlo para que, aos poucos, eles enfraqueçam e sejam extintos um a um. Pessoas com pele sensível não devem usar esse método, pois as manchas vão surgir.

Depiladores elétricos: são bem eficientes, mas não devem ser utilizados em locais como virilha e axila porque a agressão é muito forte.

Leia Também:  Dicas para evitar desperdício na cozinha

Pinça: processo doloroso, mas é o mais utilizado para o rosto e também para extrair os pêlos que restam após outros métodos.

Depilação com linha: com certeza, é o meio mais higiênico de todos, pois utiliza apenas de uma linha e um pouco de algodão. O processo é rápido e eficiente porque retira os pêlos pela raiz, modela a sobrancelha com perfeição e ainda retira de uma vez uma grande quantidade.

Cuidados

  • Em todos os métodos é importante a limpeza da pele antes e depois do procedimento, o que vai evitar irritações e, consequentemente, manchas.
  • Não se exponha ao sol depois da depilação, independente do meio que foi utilizado.
  • Use protetor solar sempre.
  • Em casos de foliculite (inflamação dos pêlos encravados) suspenda a depilação e trate primeiro o problema com um profissional para que não seja acentuado.
  • Depilar-se com um profissional é a melhor opção. Ele vai saber a temperatura da cera ou o tempo da aplicação da loção ou creme e assim por diante. É muito mais segurança.

Tomando as devidas precauções, as manchas serão evitadas e os resultados serão cada vez melhores.

Top