Saiba como escolher uma faculdade de qualidade

Com a redução no valor das mensalidades e o financiamento estudantil, nunca foi tão simples iniciar um curso superior. Mas atenção: dois em cada…

Imagem: (Foto Divulgação)

Com a redução no valor das mensalidades e o financiamento estudantil, nunca foi tão simples iniciar um curso superior. Mas atenção: dois em cada nove estudantes realiza curso de baixa qualidade. O que quer dizer que 680 mil universitários estão em instituições que tiveram notas baixas em análises de avaliação, não possui professores com formação apropriada e não contam com uma boa infraestutrura.

Confira a seguir as 4 dúvidas mais frequentes!

Se o curso não aparece no sistema, ele não possui autorização?

Procure saber o nome oficial do curso. Se ainda não encontrá-lo, ele pode estar sob análise para auferir autorização.

O curso selecionado não possui indicadores. O que isso significa?

Significa que o curso ainda não foi analisado pelo MEC (Ministério da Educação). Neste caso, conte somente com o número do IGC (Índice Geral de Curso). O IGC Contínuo possui mais detalhes – quanto maior o número estiver perto de 400, melhor o IGC.

Se o curso tiver nota baixa o  estudante não ganha o certificado?

Não. Mesmo que o curso necessite ser finalizado, os presentes alunos poderão concluir a formação e adquirir o certificado normalmente.

As instituições com notas baixas possuem o direito de participar do Pouni (Programa Universidade para todos)?

Sim. Como as universidades de ensino superior possuem um prazo para se adaptar as requisições do MEC, podem proporcionar bolsas enquanto o processo espera a tramitação do Ministério Público.

Como saber se a instituição é boa!

1. Acesse o site do MEC , clique na opção “consulta textual”, digite o nome do instituto e vá em “consultar”.

2. Ainda no site, na parte inferior aparecerá o nome da instituição e um número de IGC, que vai de 1 a 5. Esse número aponta a média de todos os cursos da universidade. Se for 1 ou 2, o curso é ruim.

Continuar Lendo  Lista da 2ª Chamada do ProUni

3. Ao clicar no nome da universidade, você será encaminhado para um nova página. Clique em “relação de cursos” e escolha um deles na tabela. Dois indicadores irão surgir: o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), o qual analisa o quanto os alunos aprenderam, e CPC (Conceito Parcial do Curso) o qual avalia a infraestrutura e a formação dos professores. As duas notas também variam de 1 a 5.

Top