Saiba como escolher o concurso público ideal

Quem sempre presta concurso público se depara com o dilema de escolher a qual vaga se candidatar. São muitas as oportunidades disponibilizadas, em todos…

Quem sempre presta concurso público se depara com o dilema de escolher a qual vaga se candidatar. São muitas as oportunidades disponibilizadas, em todos os âmbitos e poderes da administração de órgãos da esfera pública. Especialistas ajudam essas pessoas nessa tomada de decisão por meio de dicas que estabelecem alguns critérios, que são necessários para não se frustrar e fazer do sonho de ser servidor estável um pesadelo após a aprovação, quando de fato você descobrir que a função não tem nada a ver com a sua personalidade.

O estudo é essencial para uma aprovação no concurso público (Foto: Divulgação)

Leia mais sobre: Concurso prefeitura de Itajaí SC 2013

Coloque na “balança” os prós e contra da escolha do cargo público 

Ficar em dúvida com relação ao cargo público escolhido é totalmente normal. Por isso, antes de passar horas estudando para a avaliação e fazer a inscrição é preciso avaliar o que tem de positivo na função e tudo o que pode ser negativo, mesmo que a longo prazo, até mesmo o fato de ser uma função sem a possibilidade de demissão, a não ser que o servidor faça algo muito grave que gere exoneração do cargo ou decida abandonar o serviço.

Tente aliar um cargo público, com bons salários e sua vocação

Muitos prestam concursos públicos pensando somente no dinheiro e depois de um tempo trabalhando na mesma função percebem que estão infelizes mesmo com dinheiro de sobra. Por isso, na hora de escolher um cargo público é essencial aliar a sua vocação, com a vontade de ganhar dinheiro e a segurança da contratação via concurso.

Confira também: Concurso público IPEM-SP 2013

Invista em um concurso público de qualidade (Foto: Divulgação)

Pesquise sobre a função e local de trabalho antes de concorrer à vaga

Muitos especialistas em Recursos Humanos dão essa dica para qualquer profissional: recolha informações sobre o cargo e local de trabalho antes de se candidatar a vaga. Isso vale tanto para concurseiros perdidos que não sabem que função querem exercer, quanto para os pessoas que estão em busca de um emprego com carteira assinada. Porém, no caso de quem vai fazer uma prova para ingresso em um órgão público os dados podem constar apenas no edital, que precisa ser lido com atenção antes da inscrição ser efetivada.

Leia Também:  Concurso da PM no Espírito Santo 2013: inscrições, vagas

 

Top