Saiba como escolher a melhor escola para os filhos

Uma escola deve ser escolhida levando em conta aspectos da infraestrutura do local, da qualidade dos professores e pedagogos e do bem-estar das crianças. Veja dicas de especialista. […]

Por Redacao em 22/12/2011

Escolher uma escola para o filho envolve muitas observações a serem feitas: espaço físico, equipe de trabalho, metodologia de ensino, proximidade de casa e mensalidade. Agora no final do ano é algo mais intenso, pois é a época em que as crianças mudam de série.

 

Escola deve estimular a criança a ler e escrever

Escola deve ser motivadora

A pedagoga das escolas bilíngues Maple Bear Canadian School no Brasil (são 40 unidades em todo o país), Virgínia Balau, dá algumas orientações sobre a definição do colégio para os pequenos. Para ela, a escola ideal é aquela que contribui não somente para a alfabetização, mas especialmente para a motivação da leitura e escrita.

Tamanho das salas de aula e equipes de trabalho devem ser verificadas

A pedagoga também orienta os pais a visitarem as escolas e observarem alguns aspectos, tais como o tamanho das salas de aula, quantos alunos são matriculados por turma e número de professores.

 

Muitos alunos em uma sala podem atrapalhar o trabalho do professor

Avaliar a equipe de trabalho do colégio, como professores e coordenadores, é fundamental. De acordo com Balau, é preciso verificar se eles têm tempo, durante a semana, para fazerem planejamento e avaliação do trabalho feito em sala de aula, se estão sempre se qualificando, se atualizando, se o material didático é estimulante aos alunos e se o método de ensino tem a ver com a realidade social atual.

 

Professores devem ser qualificados e estarem em constante atualização

Repare o mural da escola e veja se há programas de bem-estar

Os murais da escola podem também ser ferramentas úteis para os pais escolherem a escola dos filhos. Os responsáveis devem verificar se os trabalhos feitos pelas crianças, que estão expostos, apresentam atividades desafiadoras, que estimulam respostas inovadoras por parte delas. Ainda reparando esse meio de comunicação, os pais precisam verificar se existem fotos que revelam alunos interagindo entre eles e com os seus professores.

A pedagoga diz que a escolha de um colégio novo deve também considerar o bem-estar e a saúde das crianças, portanto, é importante observar se as refeições são desenvolvidas por nutricionistas, se existe estímulo à higiene antes e após as refeições e se há um bom tempo disponível para as refeições.

Enfim, para encontrar a melhor escola para os filhos, os pais devem procurar saber sobre a qualidade dos professores e equipe pedagógica, o que exige por parte dos responsáveis paciência, tempo e planejamento.

Top