Saiba como escolher a lâmpada certa para cada cômodo

Com o projeto da casa, deve ser feito o projeto de luminotécnica, pois é ele que garantirá o total conforto da família que habitará…

Com o projeto da casa, deve ser feito o projeto de luminotécnica, pois é ele que garantirá o total conforto da família que habitará a residência. Para tanto, é preciso sabe com precisão qual é o estilo de vida das pessoas que compõem essa família para se ter certeza da iluminação necessária para cada ambiente.

A incidência de luz é vital para o melhor aconchego das pessoas em cada local, que tem as suas especificidades. Por isso, saiba como escolher a lâmpada certa para cada cômodo.

Conheça cada tipo de lâmpada: as halógenas iluminam melhor os ambientes, porém, consomem mais energia. As incandescentes são as mais comuns, são amarelas, mas também apresentam maior consumo de energia. As fluorescentes podem ser a melhor opção, pois consomem muito menos energia, podem ser encontradas em vários formatos e nas cores branca e amarela. As de led ainda são uma opção cara e apresentam pouca iluminação, apesar de serem bastante duráveis. Atualmente, são mais utilizadas para iluminar escadarias ou para efeitos decorativos.

A sala é o local onde a família se encontra para conversar com os amigos, onde os livros são lidos ou onde as pessoas descansam. Por isso, deve ter diferentes tipos de iluminação, que são projetados para cada uma dessas funções. Sendo assim, a luz principal, que fica no centro do teto deve conter luzes brancas fluorescentes para as visitas serem recebidas em dias de festas. Em momentos mais intimistas, luminárias laterais com luzes amarelas são ideais, assim como em momentos de descanso. Para a leitura, um abajur com lâmpadas fluorescentes amarelas são perfeitas para garantirem boa luz ao leitor.

A cozinha é um local de trabalho, portanto, pede luzes mais claras. Então, junte a funcionalidade com a economia e prefira as lâmpadas fluorescente para iluminarem esse local. Também há lâmpadas fluorescentes que, através de um sistema de emissão de íons negativos, eliminam odores, fumaças e impurezas do ar, contribuindo para um melhor aspecto higiênico da sua cozinha.

No quarto, a iluminação deve ser bem distribuída, porém, não devem ser diretamente direcionadas para a cama para não atrapalharem a vista de quem estiver deitado. As lâmpadas mais indicadas são as fluorescentes, de preferência as amarelas, pois oferecerão um ambiente mais confortável e tranquilo. Se a pessoa gosta de ler antes de dormir, abajures laterais devem ser postos com lâmpadas fluorescentes brancas para a melhor iluminação.

O banheiro é um cômodo que deve ser bem iluminado, pois é nele que é feita a higienização das pessoas e ele tem que aparentar muita limpeza. Sendo assim, as lâmpadas fluorescentes são ideais nesse ambiente, principalmente as que têm formato circular.

Cada cômodo da casa tem a sua particularidade, por isso, devem ser iluminados de forma diferente. O local de descanso pede menos luminosidade, enquanto os de trabalho e agito, mais claridade. Sendo assim, saber qual o tipo de lâmpada correto para cada ambiente é essencial para a melhor comodidade da família.

 

Top