Saiba como escolher a guia e a coleira ideal para o seu cão

No dia a dia com um cão de estimação são necessários muitos cuidados para mantê-lo sempre com muita higiene, alimentado e feliz. Para assegurar…

No dia a dia com um cão de estimação são necessários muitos cuidados para mantê-lo sempre com muita higiene, alimentado e feliz. Para assegurar a felicidade do melhor amigo do homem nada mais interessante que um belo passeio em um parque, na praia ou pela rua mesmo. Enfim, o passeio ajuda a tirar o stress do animal e a mantê-lo em forma. Porém, não há nada mais chato do que escolher a coleira e uma guia errada para um passeio ou um treinamento.

Logo abaixo estarão algumas dicas de como deixar tanto o cãozinho quanto seu dono confortáveis ao utilizar uma coleira e uma guia. As coleiras podem ser divididas para ficar em casa, para passear e para os variados tipos de personalidade do cão.

 COLEIRAS PARA FICAR EM CASA:

Ter uma coleira no pescoço 24 horas por dia, com uma Medalha de Identificação, evita que seu cachorro se perca, no caso dele dar uma fugidinha. A coleira também vale cada centavo gasto quando é útil segurar o peludo para ele não pular nas visitas ou para não escapar pela porta aberta. Além disso, ela é essencial para separar o animal se ele estiver pensando em brigar com outro cachorro da casa, para tirá-lo do sofá ou da cama, e até mesmo para mantê-lo firme na hora do banho.

Por isso uma coleira de Nylon ajustável é a essencial para o cão ficar em casa, pois ela é macia e flexível (assim o cachorro não se machuca), ela também por ter uma variedade grande de cores agradando também ao dono.

 COLEIRAS ESPECIAIS PARA TREINAMENTO E PASSEIOS:

A Coleira Gentle Leader é a opção mais eficiente e moderna para quem quer ter um cachorro educado, mas não quer correr o risco de machucá-lo. Ela foi cientificamente desenhada para trabalhar com os instintos naturais do seu cachorro e ajudar você a se tornar o “líder da matilha”, mas sem machucar.

Continuar Lendo  Truques para tirar boas fotos

Essa coleira atua da mesma forma que um cabresto através de uma tira de nylon para o focinho e outra para o pescoço do cachorro. Estas tiras “sinalizam” ao cachorro que a pessoa que está segurando a guia tem o seu total controle. A guia é afixada em uma argola que fica embaixo do queixo do cachorro, de forma que, quando ela é tencionada, as tiras de nylon fecham a boca do cão e aplicam uma leve pressão no alto do seu pescoço.

A grande descoberta desta coleira é o fato de que estes são os mesmos sinais que a cadela dá aos seus filhotes quando precisa controlá-los. Quando algum filhote se comporta de maneira indesejada ela morde o seu focinho ou o levanta do chão pelo pescoço.

É especialmente indicada para cães:

• muito fortes que arrastam os donos na rua
• agitados ou hiper-ativos
• dominantes
• agressivos ou com tendência a agressividade
• excessivamente tímidos ou medrosos

O Meio-Enforcador de Nylon Ajustável é indicado para quem esta começando a aprender a treinar seu cachorro. Ele também é útil para as pessoas que não conseguem dominar totalmente a técnica de correção com o enforcador de corrente ou para aqueles cães que já estão bem educados e precisam de uma correção bastante leve.

O Enforcador de Nylon Ajustável é bastante indicado para os cães de pêlo longo, que o dono não quer que ele fique danificado com o uso constante do enforcador de metal, ou para filhotes que ainda não devem receber uma pressão muito forte no seu pescoço. Cães com a pele muito sensível ou donos que tem dificuldade de usar corretamente o enforcador de corrente também se beneficiam desta variação feita de um material mais suave.

Continuar Lendo  Curiosidades sobre Oasis

Uma observação muito importante: O enforcador, seja de que material for, não deve NUNCA ser deixado no pescoço dos cães se os donos não estiverem por perto, treinando, ou passeando com eles. Se a parte que prende na guia ficar preso em alguma coisa o cachorro pode, tentando se livrar da coleira, puxar até morrer enforcado.

Agora é a vez das guias:

Os materiais mais usados para guias são o nylon, o couro e o algodão. Embora as Guias de Nylon ofereçam uma quantidade quase infinita de cores tentadoras, o algodão e o couro são mais apropriadas para as coleiras de treinamento.

A Guia de Couro requer alguns cuidados, como não ser guardada molhada, por exemplo, mas se bem tratada pode durar para a vida toda, ficando mais “gostosa” de segurar. As mais duradouras não possuem costuras que tendem a romper com o tempo, os arremates são feitos através de tranças que são muito seguras.

Se você tem dois cachorros e eles já estão educados para andar sem puxar como um trator, é bastante útil um acessório que conectada a uma guia comum, segura dois cachorros ao mesmo tempo. Além de manter uma mão livre, a Guia para Dois Cachorros evita aquelas cenas constrangedoras em que um cachorro decide passar pela direita, o outro pela esquerda, e o dono acaba abraçado de cara no poste!

É importante observar o material tanto da coleira quanto da guia para evitar que o animal não se machuque e  a conformação das costuras para ver se é duradoura ou não. Enfim, o bichinho de estimação deve ser tratado como um bebê que jamais cresce.

 

Top