Saiba como é comemorado o Ano Novo japonês

Saiba como é comemorado o Ano Novo Japonês, um evento que revela traços da cultura oriental e as principais crenças dos japoneses. No Japão,…

Por Redacao em 17/09/2014

Saiba como é comemorado o Ano Novo Japonês, um evento que revela traços da cultura oriental e as principais crenças dos japoneses. No Japão, a virada de ano é comemorada em horário diferente e a festa tem duração de três dias.

Saiba como é comemorado o Ano Novo japonês. (Foto: Divulgação)

No Brasil, as pessoas costumam dar boas vindas ao ano que vai se iniciar com muita festa, refeições com a família e badalação com os amigos. Contudo, nem todos os povos comemoram da mesma forma. O réveillon nipônico é um bom exemplo desta diversidade cultural que existe no planeta.

Mas, afinal, como os japoneses comemoram o ano novo? Eles também são adeptos as simpatias? Quais as principais tradições desta data? Estas e outras perguntas serão respondidas ao longo da matéria.

Saiba como é comemorado o Ano Novo Japonês

O Ano Novo Japonês, também chamado de oshougatsu (お正月), é uma das mais importantes datas do calendário nipônico. Ele começa a ser celebrado no dia 1º de janeiro e só termina no dia 3 do mesmo mês. Trata-se de um superferiado, no qual os japoneses saboreiam pratos típicos e rezam nos templo para que o ano novo comece com boa sorte.

A festa de réveillon japonês é sempre muito animada e valoriza as tradições do povo nipônico. As pessoas costumam comer macarrão para ter vida longa e também participam de rituais de purificação. Durante três dias, os japoneses também assistem as apresentações de danças tradicionais e se encantam com os fogos de artifícios.

Os japoneses vão ao templo fazer orações. (Foto: Divulgação)

Diferentemente dos ocidentais, que adoram fazer pedidos na virada de ano novo, os orientais aproveitam a ocasião para fazer orações e agradecer pelo ano que está chegando ao fim.

Veja também: Ano Novo Judaico: entenda como é comemorado

Tradições do ano novo japonês

Conheça as principais tradições do oshougatsu e saiba como é comemorado o Ano Novo japonês:

Oosouji: É o nome dado a faxina que é feita nas residências no mês de novembro, que é o ponto de partida das comemorações. Nesse momento todos os objetos velhos são jogados fora;

Joya no Kane: No dia 31 de dezembro, os templos espalhados por todo o Japão entoam108 badaladas, representando os 108 pecados presentes nos homens, conforme diz a filosofia budista;

Toshikoshi-soba: É um tipo de macarrão servido na noite da passagem do ano;

Otosô: Saquê doce (vinho de arroz) que começa a ser ingerido logo pela manhã e é, para os japoneses, o responsável pela vida longa e pela saúde;

Hatsuhinode: o primeiro nascer do sol, um dos momentos mais importantes para celebrar a chegada de um novo ano.

O ano novo nipônico tem os seus pratos típicos. (Foto: Divulgação)

Osechi-ryouri: É a refeição do Ano Novo, o banquete que inclui diversos pratos tradicionais;

Kagamimochi: Dois bolos de arroz que são decorados com papel japonês, folhas de matsu e daidai e colocado num altar em agradecimento aos deuses;

Heisoku: Dobradura sem corte, feita com papel japonês e disposto como enfeite, que simboliza boa sorte e proteção contra o mal. É oferecido à deusa Amaterasue e, por esse motivo, é feito apenas por homens para que ela não se ire contra o povo.

Hatsumode: primeira visita do ano ao templo para fazer orações.

Kadomatsu: é um arranjo feito com bambu e folhas de matsu. Este arranjo simboliza longevidade e alegria.

É importante que você saiba como é comemorado o Ano Novo Japonês para compreender os costumes de outra cultura totalmente diferente. Que tal arriscar uma tradição nipônica? Boas festas!

Top