Saiba como denunciar um crime pela internet

A internet se tornou a principal ferramenta de trabalho da maioria das pessoas. O resultado é o que você já sabe: Nós acabamos dependendo…

A internet se tornou a principal ferramenta de trabalho da maioria das pessoas. O resultado é o que você já sabe: Nós acabamos dependendo dela para cumprir atividades quer seja de forma direta ou indireta. Entretanto, apesar de todos os benefícios que ela pode nos proporcionar, há também um lado prejudicial que é relacionado às questões que envolvem crimes online. Infelizmente, muita gente é vitimada por algum tipo de crime na internet, mas não procura fazer uma denúncia a fim de que a justiça possa encontrar os criminosos. Na maioria dos casos, muitos nem sabem até mesmo como proceder após ter sofrido um atentado.

Diante da situação, a notícia que temos para os internautas é que você poderá contar com a ajuda da SaferNet, uma empresa que realizou, recentemente, uma mostra em pesquisas e estudos que ilustra que os crimes não são apenas referentes aos hackers, mas também contra as pessoas que se utilizam da internet. Os crimes podem ser atitudes que violem os termos da Declaração Universal de Direitos Humanos. A maioria dos casos está relacionada à calúnia, difamação e ameaças. Estas são as principais formas de se cometer um crime através da internet. Há até quem ache que na internet tudo é possível! Acreditam que não serão punidos. No entanto, este engano já começa a ser confrontado por conta das ações que a justiça já vem tomando, ao longo dos anos.

Mas, o que fazer? Para que você possa denunciar é preciso entrar em contato com o SaferNet, caso tenha sido vítima dos seguintes crimes: Intolerância religiosa, racismo, neonazismo, tráfico de pessoas, pornografia infantil, maus tratos contra animais, xenofobia, apologia e incitação a crimes contra a vida e homofobia. O site procura encaminhar à justiça as denúncias ou até mesmo orientar o internauta sobre como proceder nestas situações visto que cada vez mais pessoas têm utilizado a internet.

Leia Também:  Coleção Denuncia jeans Outono Inverno 2012

Antes de você fazer a denúncia, saiba que é fundamental checar atentamente qual o tipo de conteúdo que entende como crime. Depois disso, é preciso acessar o site da SaferNet, clicar na categoria que se enquadra a denúncia e inserir a URL do conteúdo. Os comentários também podem ser denunciados. Após este procedimento, o site analisará a denúncia e entrará em contato com o administrador da página virtual o qual será o responsável pela retirada do conteúdo. Caso a retirada não seja feita, você poderá entrar em contato com a justiça visto que situações que envolvam calúnia, injúria, ameaça e difamação são passíveis de punição. Para isto, você deve também salvar a URL e, se possível, as páginas onde há o conteúdo criminoso. Acesse o site do SaferNet  www.safernet.org.br e faça a sua denúncia!

Top