O bullying é uma realidade na vida de muitos brasileiros, principalmente se tratando de crianças e adolescentes. O problema não deve ser ignorado, por isso os governos de diferentes estados estão adotando ações de conscientização e de estímulo à denúncia.
O bullying é uma ato de violência e precisa ser denunciado. (Foto:Divulgação)
Como denunciar o bullying?
Os atos de bullying ferem o Código Civil e os princípios constitucionais de respeito à dignidade da pessoa humana.
Existem muitas formas de denunciar o bullying, mas tudo depende do tipo de violência que foi empregado. Se a agressão acontecer dentro da escola, o primeiro passo é a vítima conversar com o educador e o mesmo tomar providências.
Se o bullying persistir, mesmo após a conversa da escola com o agressor, a vítima deve buscar ajuda em outros meios. Confira a seguir algumas formas de denunciar o bullying:
O Disque 100 (Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes) está preparado para receber denúncias de bullying. Nos últimos tempos, o serviço registrou um crescimento de 199%;
O Disque 100 é uma opção para registrar a denúncia. (Foto:Divulgação)
Cyberbulling como denunciar
Em casos de cyberbullying, a vítima pode procurar uma delegacia de polícia especializada em crimes na internet. Vale lembrar que a ofensa pessoal não é uma atribuição do Ministério Público Federal, mas sim da Justiça Estadual; Dependendo do prejuízo que a vítima de bullying sofreu, ela pode entrar com um processo por Danos Morais contra o seu agressor. É importante provar a exposição ao constrangimento ou estresse; Ao comparecer a uma delegacia para fazer a denúncia de bullying, é fundamental apresentar provas. O site Safernet.org também é um espaço para denunciar crimes contra os direitos humanos.
A vítima do bullying costuma ser retraída e insegura. (Foto:Divulgação)
Saiba mais sobre o bullying
O bullying é um problema que afeta pessoas do mundo todo. Movido pela ignorância, ele pode se manifestar na escola, no trabalho, no bairro e até mesmo na internet.
A base do bullying é formada pelo desrespeito e pela intolerância às diferenças. O comportamento agressivo faz vítimas principalmente no ambiente escolar e, nos casos mais severos, pode levar ao suicídio.
O agressor normalmente faz uso da violência física ou verbal para atacar o outro. Ele pratica a exclusão social e também assume uma postura influente entre os seus amigos. Já a vítima do bullying costuma ser retraída e insegura.
O Bullyng não é apenas uma brincadeira, mas uma agressão às pessoas (Foto: Divulgação)
Bullyng não é uma brincadeira
O bullying não é apenas uma brincadeira sem graça, afinal, ele pode gerar traumas para a vida toda. Logo que o primeiro sinal de violência aparecer, é fundamental tomar uma atitude. No caso de crianças e adolescentes, os educadores devem combater o bullying diariamente e estimular a conscientização entre os alunos. Ainda hoje, mesmo com tantas ressalvas ao bullyng existem milhares de pessoas que sofrem esse tipo de agressão. o bullyng não ocorre apenas na escola, mas em todos os locais, no trabalho, no lazer em todos os lugares. para combater esse tipo de agressão é preciso denunciar para que os agressores não fiquem impunes ao seu ato.