Saiba como cuidar dos girassóis

O girassol é uma planta que chama atenção com sua beleza. Além de ser uma planta grande e vistosa, também é marcado por sua…

O girassol é uma planta que chama atenção com sua beleza. Além de ser uma planta grande e vistosa, também é marcado por sua cor chamativa e espirituosa. Algumas pessoas são tão apaixonadas por girassóis que resolvem cultivá-los em casa.

O girassol necessita de cuidados para crescer saudável e bonito. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Decoração de casamento com girassol

A beleza dos girassóis

O girassol, cujo nome científico é Helianthus annus, tem uma particularidade: é capaz de girar o caule, posicionando sua flor sempre na direção do sol. Apesar de ser originária da América do Norte, a planta é cultivada no mundo todo.

Os girassóis contribuem muito com o paisagismo do jardim. São excelentes cortinas verdes com flores e capazes de deixar o ambiente bem mais colorido. As plantas se destacam não apenas na ornamentação externa, mas também podem ser usadas para compor arranjos e decorar o interior da casa.

Antes de plantar um girassol no jardim da casa, é importante saber que ele tem uma rica simbologia. Dizem que esta planta é o símbolo do calor, da alegria, da sorte, do entusiasmo e da vitalidade. O girassol também expressa o desejo de sucesso e de boa fortuna.

Dicas para cuidar do girassol

A área onde o girassol será cultivado precisa ser bem ensolarada. (Foto:Divulgação)

Como qualquer tipo de planta, o girassol necessita de cuidados especiais para crescer forte, bonito e saudável. Confira algumas dicas para o cultivo:

• A planta tem um ciclo de 4-5 meses e precisa ser semeada todos os anos de forma direta;

• O canteiro deve ser preparado para receber a semeadura e não o transplante. Um solo bem drenado e com boa estrutura favorece o crescimento da planta;

Leia Também:  Como escolher o suporte de TV ideal

• Para deixar o solo do jardim mais fértil, vale usar húmus de minhoca;

• A profundidade do solo para plantar girassol deve ser, em média, de 25 cm.

• A área do jardim onde a semente será plantada precisa ser bem ensolarada, ou seja, deve receber pelo menos três horas de sol por dia. Todas as raízes mortas e pedras devem ser removidas do buraco para acrescentar adubo animal;

• Durante o seu período de crescimento, o girassol deve receber regas regulares;

• A melhor época para cultivar girassol é no verão;

• Trata-se de uma planta de ciclo anual. Após a floração, o girassol seca;

O girassol precisa de regas regulares. (Foto:Divulgação)

• Se tiver fazendo muito calor, é importante regar duas vezes por dia: a primeira rega deve acontecer pela manhã e a outra no final da tarde;

• O girassol plantado no vaso pode atingir 35 cm e dura 20 dias. Durante este período, é importa que ele conte com o sol da manhã e com temperatura ambiente. A flor deve ser regada a cada dois dias com dois copos de água. Apesar da curta duração, o girassol é uma planta que se renova, por isso é importante investir na adubação.

Veja também: Como cultivar rosas em vasos

Top