Saiba como conservar seus discos de vinil

Os discos de vinil são raros hoje em dia com o advento da criação de novas tecnologias como os CDs, o MP3 e os…

Os discos de vinil são raros hoje em dia com o advento da criação de novas tecnologias como os CDs, o MP3 e os iPhones. Porém, muitas pessoas ainda admiram aquele jeito antigo de ouvir música que inclui um disco de vinil e uma vitrola.

Como estes tipos de produtos não são mais vendidos, o ideal para quem gosta dos antigos vinis é limpar e conservar bem, para que dure ainda mais tempo. As dicas incluem o manuseio, a limpeza e o armazenamento do vinil, confira:

– Ao segurá-los faça pela borda exterior ou pelo furo central.

– Guarde os vinis em sacos apropriados para a conservação da capa e do conteúdo.

– O local de armazenamento dos LP’s deve ser fresco, seco e deve ser feito sempre verticalmente (Como se faz com os livros).

– Abra a embalagem somente na hora do uso e depois de ouvi-lo guarde imediatamente na embalagem adequada.

– Nunca escreva, nem toque na área da superfície dos vinis. Mantenha o objeto em lugares livres de calor exagerado e umidade.

– Ao fazer a limpeza do LP use produtos adequados para isto, como detergentes para discos, o álcool isopropílico, metanol ou com limpa vidros.

– Durante a limpeza use algodão, flanelas limpas e secas e luvas de borracha.

– Ao remover marcas de dedos ou durante a limpeza dos discos utilize o algodão em linha reta, do centro para a borda.

– Evite molhar o selo durante a limpeza do disco, se preferir aplique um guarda selo para mantê-lo seguro.

Se você preferir pode limpar seu vinil sem nenhum produto químico, a partir de uma lavagem simples com água e detergente, aprenda como fazer:

Para fazer esta limpeza você precisará de luvas de borracha, um tapa selos, detergente e algodão. O melhor lugar para realizar este procedimento é na pia da cozinha, desde que ela esteja limpa e livre de gordura. Em hipótese alguma você deve tocar no disco de vinil com as mãos sujas.

Coloque os discos embaixo da água corrente e depois jogue detergente em um lado do vinil. Suavemente use o algodão para esfregar o disco com movimentos circulares até fazer um pouco de espuma. Cuidado para não esfregar com força e nem derrubar o LP.

Depois enxágue o lado que você acabou de limpar com bastante cuidado para não deixar sabão, nem fiapos do algodão.  Repita o procedimento do outro lado. Em seguida, coloque o disco para secar no escorredor de pratos. Preste atenção para não arranhá-lo neste processo e evite secar perto do sol, isto pode causar ondulações. O disco deve secar naturalmente.

Só guarde os vinis ou coloque para tocar  quando estiverem bem secos. Estes cuidados vão assegurar que o seu LP mantenha a qualidade e dure mais tempo.

Top