Saiba como conduzir a vida profissional sem se desgastar

Há quem passou os últimos momentos de 2011 com a sensação de que estava ‘rastejando’ para conseguir realizar todas os afazeres. Todavia, é possível…

Por Editorial MDT em 18/01/2012

Imagem: (Foto Divulgação)

Há quem passou os últimos momentos de 2011 com a sensação de que estava ‘rastejando’ para conseguir realizar todas os afazeres. Todavia, é possível alterar essa disposição.  A chave para ter expedientes mais tranquilos é o conhecimento de si próprio. “A grande questão é encontrar significado naquilo que você faz. Isso trabalha ao seu favor”, diz  Giglio, autor do livro “Brainconomics”.

A seguir confira as principais dicas para driblar essa disposição neste ano.

Foque nos habilidades

 Para o especialista, a principal falha dos profissionais é insistir em realizar atividades que estão bem longe de suas habilidades. Exemplo, um indivíduo que não é bom em matemática ter de aprontar planilhas para a área de contabilidade da companhia.

“Quanto mais você lida com coisas que não suscitam novidades, menor é o seu gasto de energia”, diz o professor. “Economizar energia cerebral serve para você fazer melhor aquilo que você já faz bem”.

Passe a tarefa adiante

Estando isso evidente, neste ano, nos projetos em equipes, procure constituir grupos com pessoas que complementem suas capacidades. Distribua os trabalhos de acordo com as habilidades de cada um.

Organize-se

Gastar tempo para procurar peças, documentos e outros objetos perdidos só para a vida e mais nada.  “Quanto menor o número de novidades, melhor”, afirma o especialista. “Quando mais estabilidade, o trabalho flui melhor”.

Isso quer dizer que a organização deve ser outro princípio para sua vida profissional neste ano. Isso vale para a mesa, e-mail, documentos e o espaço de trabalho como um todo.

Aproveite as dicas e conduza sua vida profissional, em 2012, sem desgaste e com muito sucesso.

Top