Saiba Como Conciliar Estudo e Sucesso Profissional

Trabalhar e estudar é uma necessidade para muitos e também a garantia de uma carreira de sucesso. Veja como ter tempo para as duas coisas.

Nos últimos anos as exigências do mercado de trabalho vem apresentando mudanças significativas. Se há algumas décadas era normal simplesmente ter um grau de estudo e parar de estudar assim que conseguia um emprego, hoje as coisas não funcionam mais assim e por diversos motivos.

Um deles é o fato de que hoje o mercado valoriza e exige profissionais dispostos a ter uma formação contínua, a disposição pelo aperfeiçoamento constante. Outro fator mais recente é a corrida por uma tão sonhada vaga no serviço público. Seja por uma razão ou por outra, conciliar estudo e trabalho tornou-se uma constante na busca pelo sucesso profissional, portanto se a ideia de se acomodar não está nos seus planos, é preciso fazer isso dar certo. Veja algumas dicas que podem ajudar nesta missão.

– Planejamento

É possível sim conciliar estudo e trabalho, mas é preciso ter planejamento. Claro que quem estuda e trabalha tem menos tempo disponível durante o dia para se dedicar a livros, apostilas ou cursos, porém há formas de compensar o problema, dedicando mais dias a preparação e assim compensando as prováveis horas de desvantagem.

Ao começar a estudar, não precisa tentar ficar o tempo todo concentrado. A princípio, concentre-se em escolher um horário adequado e no qual haja menos chances de distração. É importante começar aos poucos, fazendo com que você se acostume e possa estender as horas de estudo sem que isso pareça maçante ou possa gerar estresse. Uma recomendação da consultora em concursos públicos, Ligia Salgado, trazida pelo portal G1, indica começar com 1h30 a 2h por dia.

É preciso saber o que se adequa a sua rotina, portanto planeje o seu dia na ponta do lápis, assim como o horário e o tempo dedicado a cada matéria, de acordo com a dificuldade que ela representa. Não se esqueça também de reservar seu tempo para o descanso, refeições e exercícios físicos além do lazer, afinal o cérebro precisa de pausas. Um ritmo que gere estresse em função de horas a mais de aproveitamento pouco terá utilidade a longo prazo.

Leia Também:  Vagas de emprego Liquigás 2012

Disciplina

Ter equilíbrio entre trabalho e estudo exige não somente o planejamento, mas também a disciplina. Afinal, pouco vai adiantar criar todas as condições necessárias caso você não leve a ideia a sério. Não leve o estudo para o trabalho, não leve o trabalho para o estudo. Tenha um tempo para ambos fazendo com que eles tenham um espaço claro e faça valer este tempo para que seja suficiente.

O mesmo vale para o lazer. Tente esquecer as distrações durante os horários de trabalho e estudo. Se você aproveitar estes dois horários de forma plena conforme o planejado também poderá desfrutar de seu lazer sem preocupações, especialmente aos fins de semana, quando o ritmo pode ser um pouco mais flexível e no dia livre de domingo. Assim como os seus estudos e o seu trabalho, os momentos de lazer também devem ser sagrados e encarados com disciplina.

 

Lembre-se: o sucesso profissional está nos estudos de uma forma ou de outra, portanto faça valer o investimento e o tempo dedicado a ele. Pode parecer difícil, mas quando puder colher os frutos perceberá que o esforço valeu a pena.

Fontes:

Top