Saiba como aproveitar a iluminação natural na decoração

Para economizar energia elétrica e também para ajudar o meio ambiente, muita gente tem optado por aproveitar a iluminação natural na decoração de suas…

Por Editorial MDT em 07/10/2011

Para economizar energia elétrica e também para ajudar o meio ambiente, muita gente tem optado por aproveitar a iluminação natural na decoração de suas casas. Além do mais, o ambiente fica muito mais bonito e aconchegante, pois a luz natural transforma qualquer local em agradável e cheio de energia.

Primeiro, é preciso conversar com um arquiteto ou com um engenheiro civil sobre a planta da sua casa. Peça para que o profissional a desenhe de modo que você possa aproveitar a luz do sol o máximo possível em todos os cômodos, sendo os principais a sala e os quartos.

Então, chegou a vez de escolher as janelas, pois é por ela que os raios solares entrarão. Se você morar em um condomínio fechado ou em uma cidade segura, as melhores opções são as paredes de vidro em todos os cantos, assim como foi feito nessa sala. Além de ser uma sala com decoração moderna, é sofisticada, elegante e ecológica. Com as paredes de vidro, a sua sala parece ganhar mais espaço, pois a transparência dá a sensação de que o lado externo faz parte da decoração interna.

No entanto, se você preferir mais discrição na sua casa, opte por usar peças de vidro com moldura apenas na parede que dá para o lado externo da sala. Elas também podem servir como portas e trazem bastante iluminação para o cômodo, que fica mais confortável e cheio de energia boa.

Grandes janelas de vidro no quarto fazem com que a luz do sol penetre em todo o espaço, acabando com a umidade e a tristeza que possa existir nele. Além do mais, elas tornam o ambiente mais sofisticado e moderno, pois o vidro é sinônimo de modernidade. Porém, é preciso colocar bonitas cortinas para que o sol não atrapalhe em alguns momentos do dia e para ter mais privacidade quando for necessário.

Cozinhar no escuro é a pior coisa que existe, pois nesse momento é preciso enxergar bem os alimentos para perceber se a sua consistência e a sua cor estão boas. Por isso, esse ambiente deve ser bem iluminado com janelas de vidro grandes. Nessa decoração, a iluminação natural contribuiu para que as cores das pastilhas coloridas sobressaíssem, causando um efeito descontraído nela. A luz solar também faz com que o ambiente pareça mais limpo e espaçoso.

Economizar energia elétrica não é bom apenas para o seu bolso, mas também para a natureza. Sendo assim, na hora de construir a sua casa, preze por uma decoração que aproveite ao máximo a iluminação natural. Assim, a sua casa ficará ainda mais bonita, iluminada e saudável.

Top