Saiba como ajudar a criança a ter um sono tranquilo

Uma criança que dorme tranquilamente, dá menos trabalho durante o dia, pois ela fica calma e alegre. Além disso, ela se alimenta melhor e…

Uma criança que dorme tranquilamente, dá menos trabalho durante o dia, pois ela fica calma e alegre. Além disso, ela se alimenta melhor e consegue estudar com mais concentração. Por isso, saiba como ajudar a criança a ter um sono tranquilo.

Em primeiro lugar, o ambiente em que ela dorme deve ser propício para uma boa noite de descanso. A sua cama tem que ser confortável, assim como o seu travesseiro e o lençol. O edredom e o pijama precisam ser leves. Deixe apenas uma luz fraca acesa, em caso da criança precisar se levantar durante a noite para ir ao banheiro ou beber água. Além disso, o quarto não deve ter ruídos, nem luzes externos que atrapalhem o sono.

Antes de dormir, o ideal é que a criança tome um banho quente para que ela vá para a cama relaxada. O banho não precisa ser longo, apenas o suficiente para que ela se limpe e fique mais tranquila.

Apenas refeições leves são permitidas para uma criança que pretende dormir tranquilamente. Assim, dê uma sopinha, uma salada, bolachas água e sal ou uma fruta ao seu filho, antes dele ir para a cama. As refeições devem ser bem distribuídas durante o dia, sendo que a principal é o café da manhã, que precisa ter todos os nutrientes necessários. O almoço e o jantar também devem ser bem balanceados para finalmente, a criança fazer uma pequena ceia antes de dormir.

Então, estipular uma rotina diária é muito importante na vida infantil. Desse modo, o organismo da criança ficará acostumado com os horários de acordar, fazer as refeições e dormir, sem ter problemas para realizar nenhuma das suas atividades.

Toda criança tem o direito de brincar. Essa frase é completamente verdadeira, e ela deve ser seguida à risca, não apenas para que a criança se divirta, mas também para desenvolver o seu corpo e raciocínio. Porém, brincar não significa deixar a criança em frente à televisão ou ao computador, para que ela passe horas sentada jogando videogame. As brincadeiras às quais nos referimos são as que fazem com que os pequenos corram, caiam e deem muita risada. Assim, além de ficarem com o corpo e o organismo mais saudáveis, eles ficarão mais cansados para terem uma ótima noite de sono.

Leia Também:  Dicas Cuidados: Como Prevenir, Tratar, Cuidar Acne ou Espinhas

A criança precisa de muito carinho, principalmente à noite, quando ela se sente mais solitária, privada da companhia dos amiguinhos da escola. Portanto, conte-lhe historinhas infantis antes dela dormir. Essa atividade trabalha tanto com o lado emocional quanto o criativo dos pequenos. Por isso, deve ser feita diariamente.

Faça com que o seu filho ou a sua filha tenha um sono tranquilo para ter uma vida mais saudável e divertida. Para tanto, ele ou ela precisará da sua ajuda para poder cumprir corretamente todos os horários estipulados.

 

Top