Sacolinha de jornal: como fazer

Tidas como vilãs por muitos ambientalistas, as sacolas plásticas viraram alvo de uma grade discussão. Enquanto alguns defendem que elas devem ser, simplesmente, banidas…

Com algumas dobraduras, você pode montar uma bela sacolinha de jornal.

Tidas como vilãs por muitos ambientalistas, as sacolas plásticas viraram alvo de uma grade discussão. Enquanto alguns defendem que elas devem ser, simplesmente, banidas do comércio, outros acham essa medida um tanto quanto radical e evitam depositar na conta das sacolinhas toda a culpa pelas catástrofes que vêm acontecendo mundo a fora.

Apesar do entrave, deve-se reconhecer que elas apresentam certo perigo ao meio ambiente. Como demoram décadas para se degradarem, elas se acumulam em aterros e em depósitos, contaminando o solo, entupindo bueiros etc.

Para amenizar o problema, foram criados os chamados sacos biodegradáveis, que são produzidos a partir material orgânico e, com isso, levam bem menos tempo para se decomporem. Algumas pessoas, para não usarem a sacolinha plástica fornecida pelos supermercados, ainda levam caixas de papelão, ecobags (sacolas ecológicas) e outras embalagens onde podem armazenar suas compras.

As sacolas plásticas são apontadas como as grandes vilãs do meio ambiente.

Com a gradual substituição da sacola plástica, muita gente se pergunta como vai fazer com o lixo produzidoem casa. Uma solução é fazer saquinhos de jornal. Com algumas dobraduras, você pode transformar a folha de esportes do último domingo numa espécie de forro para colocar no lixo da cozinha ou do banheiro.

A idéia, que veio do origame, faz com que o jornal fique com o formato de um copo. E como é possível montá-lo em tamanhos diferentes, você pode criar um saco que caiba perfeitamente no seu lixinho. Confira o passo a passo desta técnica logo abaixo!

Como fazer sacolinha de jornal

1° passo – pegue duas ou três folhas de jornal e, juntas, dobre metade de uma das páginas (um quarto da folha inteira) até a marca do meio.

Leia Também:  Fotografias diferentes para casamento

2° passo – forme um triângulo dobrando a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda. Em seguida, dobre a ponta inferior direita até a lateral.

3° passo – vire o jornal para baixo e dobre a ponta direita até a lateral esquerda.

4° passo – Na sequência, faça a boca do saquinho colocando uma das partes da ponta de cima do jornal dentro da aba

5° passo – para finalizar, coloque a ponta que sobrou dentro da outra aba. Então, é só abrir o saquinho, colocá-lo no recipiente que você deseja e usá-lo para depositar o lixo.

Passo a passo de como fazer uma sacolinha de jornal.

Como você pode perceber, o procedimento é bastante simples e não leva mais do que 20 minutos para ser feito. Mas, caso ainda tenha ficado com alguma dúvida, confira o vídeo que separamos sobre como montar um saquinho de jornal.

Top