Saburra na língua: o que fazer

Saburra na língua: o que fazer

A maioria das causas de mau hálito está na boca. Dentre os possíveis causadores da halitose está a saburra na língua, que tem relação…

Por Editorial MDT em 13/09/2012

A maioria das causas de mau hálito está na boca. Dentre os possíveis causadores da halitose está a saburra na língua, que tem relação com o fluxo de saliva e a higiene bucal. Saiba mais sobre o assunto e veja o que fazer com a saburra na língua.

A saburra na língua é uma das principais causadoras de mau hálito (Foto: divulgação).

O que é Saburra lingual

Saburra é também conhecida como biofilme lingual ou língua saburrosa. Trata-se de uma placa bacteriana esbranquiçada que se forma no fundo da língua, podendo ter também coloração amarelada.

Essa placa surge devido a diminuição da produção de saliva, restos de alimentos ou por uma descamação excessiva do tecido epitelial da mucosa da boca. Atualmente, esse problema é conhecido como o maior responsável pelo mau hálito.

Já que a saburra na língua é uma das principais causadoras de mau hálito, torna-se necessária uma limpeza da língua que seja eficiente na prevenção e no controle da halitose, assim como outros problemas relacionados.

Veja também os mitos e verdades sobre a saúde bucal 

O que fazer com saburra na língua

A saburra lingual leva a fermentação dos alimentos, liberando gases que ocasionam o mau cheiro. Normalmente, as pessoas escovam os dentes e gengivas, mas se esquecem de limpar a língua que é tão importante quanto usar escova e fio dental.

A limpeza da língua ajuda a manter a boca livre de bactérias por mais tempo, por isso é importante sempre ter em casa um limpador de língua. Esse instrumento serve para limpar a base da língua, onde a escova não consegue alcançar.

A saliva atua na limpeza bucal e a limitação da mesma pode ajudar na produção de saburra na língua. Portanto, o ideal é controlar algumas causas que levam a diminuição da saliva como a alimentação, uso de certos medicamentos e ingestão de álcool. Para ajudar nessa produção de saliva uma boa mastigação e ingestão de água é essencial.

O uso de limpador de língua é uma ótima forma de evitar a saburra (Foto: divulgação).

Passos para uma boa higiene bucal

1. Com uso de creme dental e escova, escove bem os dentes inferiores e superiores, de forma que nenhuma parte fique sem ser escovada;

2. A escovação da língua também é muito importante. Porém, nem sempre a escova consegue alcançar o fundo da língua, portanto o mais indicado é usar um limpador de língua;

3. Passe o fio dental entre todos os dentes para retirar os restos de alimentos que ficam onde a escova não alcança;

4. Para finalizar utilize um bom enxaguante bucal, fazendo bochechos por alguns minutos;

5. Todos esses passos são essenciais para manter a boca limpa e livre de bactérias. O ideal é realizar esse processo no mínimo três vezes ao dia.

A escovação dos dentes e língua é muito importante para evitar a saburra (Foto: divulgação).

Leia também quais os alimentos que ajudam a preservar a saúde bucal 

A saburra na língua é um problema bucal que acomete grande parte das pessoas, devido a diminuição da salivação, descamação da mucosa da boa e também pela falta de higienização. Para resolver esse problema o mais indicado é aderir uma alimentação saudável, tomar muita água, não beber ou fumar e fazer uma higienização correta todos os dias, não se esquecendo da importância de limpar a língua.

Top