Sabonetes antibacterianos: benefícios, marcas

Sabonetes antibacterianos: benefícios, marcas

Depois do aparecimento dos casos de gripe H1N1 no ano de 2009, alguns hábitos foram consolidados na nossa cultura, como o uso do álcool…

Por Editorial MDT em 07/07/2013

Depois do aparecimento dos casos de gripe H1N1 no ano de 2009, alguns hábitos foram consolidados na nossa cultura, como o uso do álcool gel e do sabonete antibacteriano. Porém, muitas dúvidas ainda surgem em relação aos efeitos desses produtos. Saiba mais sobre os benefícios dos sabonetes antibacterianos e confira algumas marcas.

Quando não usados corretamente os sabonetes antibacterianos podem causar alergias na pele. (Foto: divulgação)

Sabonetes antibacterianos

Todas as coisas parecem estar relacionadas as bactérias. Aproximadamente 75% dos sabonetes líquidos que são comercializados atualmente, são rotulados e contém produtos antibacterianos em sua composição. Porém, de acordo com especialistas, isso não significa que estamos completamente livres de infecções.

Para criar um sabonete, é necessário fazer uma combinação de um ácido com base. O ácido consiste nos ácidos graxos e base se refere ao hidróxido de sódio. A mistura faz com que os ácidos graxos se separem e se unam ao hidróxido, criando um sal denominado sabonete.

O sabonete possui duas principais funções. Uma é diminuir a superfície de tensão com a água e a outra é unir-se á sujeira, óleos e bactérias presentes na pele. Isso quer dizer que um sabonete comum consegue eliminar as bactérias e outras sujidades.

Os sabonetes antibacterianos devem ser usados corretamente. (Foto: divulgação)

Cuidados ao usar sabonetes antibacterianos

Os sabonetes antibacterianos possuem um pH mais ácido que quando usado de maneira incorreta podem causar irritações e ressecamento na pele. O ideal é utilizar diariamente sabonetes que possuam pH neutro, já que eliminam as bactérias e germes presentes na pele.

Os antibacterianos devem ser usados com orientação médica específica, como no combate de algumas doenças de pele. Pessoas saudáveis não devem fazer o uso indiscriminado, já que é comprovados os malefícios dos mesmos. Além disso, é essencial ler o rótulo do produto antes de compra-lo para saber se está de acordo com o seu tipo de pele. Confira algumas dicas para escolher o melhor sabonete antibacteriano.

Dicas de marcas de sabonete antibacteriano

1. Dettol: o sabonete é considerado é um excelente produto para eliminar bactérias. Durante um teste feito com o mesmo, foi comprovada a eficácia na eliminação de bactérias como Staplylococcus Aureus, que gera infecções na pele e até a pneumonia;

2. Ypê Action: eficaz na eliminação de bactérias como Escherichia Coli presente no intestino grosso, Pseudomonas Aeruginosa principais causadoras de infecção hospitalar e outras afecções de pele;

3. Lifebouy: considerado o terceiro sabonete mais eficaz na eliminação de bactérias causadoras de infecções, como Pseudomonas Aeruginosa;

4. Granado: sabonete antisséptico eficaz na eliminação de bactérias como E. Coli e Pseudomonas, principais causadoras de infecção hospitalar.

Os sabonetes antibacterianos devem ser usados com orientação médica. (Foto: divulgação)

O sabonete antibacteriano gera muitos questionamentos para os consumidores em relação aos seus benefícios. É preciso saber como usar o sabonete antibacteriano corretamente para que ele não prejudique a pele. O ideal é consultar um médico dermatologista antes de utilizar esses produtos.

 

Top