Sabonete para cada tipo de pele: como escolher

A limpeza diária da pele é essencial, principalmente a do rosto. Desde o período entre a puberdade e a adolescência (época em que, normalmente,…

A limpeza diária da pele é essencial, principalmente a do rosto. Desde o período entre a puberdade e a adolescência (época em que, normalmente, o tipo de pele começa a se definir), é preciso estar atento às necessidades próprias de cada tipo de pele, investindo em produtos adequados. Muitas pessoas, nessa fase, apresentam problemas relativos a espinhas. A visitar um dermatologista, é indicado o sabonete para ideal para pele com acne. Entretanto, não somente quem passa por este tipo de incômodo deve saber escolher seus produtos. Qualquer tipo de pele merece sabonetes que sejam especialmente formulados. Do contrário, problemas existentes podem piorar ou, caso o rosto seja limpo e saudável, outros incômodos que não existiam poderão aparecer.

Alguns exemplos de sabonetes em barra, com formulações específicas (Foto: Divulgação)

Tipos de sabonetes

Embora possam parecer inofensivos, os sabonetes podem causar alergias e outros problemas, caso não sejam do tipo indicado à pele de quem os usa. Por isso, o primeiro passo, caso a pessoa esteja em dúvida, é procurar um dermatologistas, pois ele irá orientar o paciente, de acordo com suas necessidades. Algumas dicas, no entanto, são válidas. Os sabonetes em barra, por exemplo, costumam ser mais eficazes a quem tem pele seca ou sensível.  Por outro lado, os líquidos não sofrem restrições, podendo ser usados por todas as pessoas, mas são melhores a quem tem pele oleosa ou mista.

Sabonetes líquidos, de diferentes marcas (Foto: Divulgação)

Dentre os líquidos e em barra, existem inúmeras espécies de produtos. Os sabonetes com glicerina podem ser usados por quem tem pele sensível. Não é à toa que eles são indicados para crianças, pois causam menos alergia. Já os sabonetes hidratantes, sejam líquidos ou não, podem não ser bons para pele oleosa, pois poderão deixá-la com ainda mais óleo. Já os sabonetes esfoliantes ou antissépticos devem ser usados com cautela, pois podem agredir a pele. Uma ou duas vezes, por semana, é suficiente.

Como escolher sabonetes

Quem tem pele normal ou mista não enfrenta restrições, ao escolher sabonetes. Já os donos de rosto oleoso devem dar preferência a produtos que contenham própolis ou hamamélis. Na maioria dos casos, a pele oleosa é acompanhada de espinhas e cravos; neste caso, a dica é usar sabonetes com enxofre ou ácido salicílico, que são substâncias que auxiliam no combate às inflamações.

Escolhendo o sabonete correto, a pele não será prejudicada (Foto: Divulgação)

Ao escolher sabonete para pele sensível, é preciso ter atenção com a fórmula deste. Geralmente, os que possuem erva doce ou camomila acalmam a pele. Finalmente, o rosto com pele seca precisa de sabonetes que o limpem, sem afetar o seu P.h. Os produtos não detergentes são os mais indicados.

Quem tiver dúvidas, na hora de escolher o sabonete para cada tipo de pele, deve procurar um dermatologista. Assim, é possível saber melhor qual produto usar e a frequência deste uso.

Saiba mais sobre este assunto: Sabonete certo para lavar o rosto

Aprenda mais sobre a pele: Melhor sabonete para cada tipo de pele






Top