Roupas para Damas e Pajem

Damas e pajens costumam anteceder a entrada da noiva anunciando o começo da cerimônia. A presença de crianças no cortejo nupcial com vestidos a…

Damas e pajens costumam anteceder a entrada da noiva anunciando o começo da cerimônia. A presença de crianças no cortejo nupcial com vestidos a rigor exalta a graciosidade do momento. Antigamente a idéia era que as damas usassem uma cópia do vestido da noiva, hoje as daminhas ganham trajes delicados com brilho próprio.

Os pajens e daminhas não são indispensáveis, mas, sem dúvida embelezam a cerimônia, portanto cabe à noiva decidir se deseja que eles participem da cerimônia.

Como manda a tradição e segunda à regra de etiqueta, a noiva fornece apenas os buquês, os arranjos de cabeça e as luvas e os pais das daminhas e pajens arcam com as despesas da roupa. Tudo deve ser esclarecido quando você convidá-los a participar, dando aos pais das crianças a chance de recusar o convite, mas nada impede que você cubra os gastos das roupas, se assim desejar.

Para casamentos realizados no periodo da manhã ou à tarde, as daminhas devem usar modelos leves, com pouco volume e de cor que harmonize com o vestido da noiva.

Para cerimônias realizadas a noite o traje pode ser mais sofisticado, com mais brilho, bordados leves e até com tons mais fortes como o amarelo, verde, azul, turquesa. Um tendência mais moderna é acomodar o par de alianças em uma caixinha de prata.

O comprimento das saias deve ser na canela, pois não fica nada bem a daminha ficar pisando no vestido na hora de caminhar, além de ser feio ela corre o risco de tropeçar na roupa e cair no meio da igreja.

As saias volumosas e rodopiantes, fileiras de nervuras , laçarotes e mangas-balão criam um clima romântico  que possibilitam com que as meninas sonharem acordadas. É bom ressaltar que um brilho labial e um toque de blush é mais que suficiente, pois quanto mais natural a maquiagem das meninas é melhor.

Continuar Lendo  Dicas de moda para esconder a barriguinha

Ela deve levar buquê feitos das mesmas flores do buquê da noiva e o arranjo de cabeça pode ser de flores artificiais ou naturais ou chapéus, assim como os sapatos acompanham a cor do vestido.

Para o Pajens são os noivos que decidem os trajes e cores que eles usarão, geralmente tons escuros e camisas brancas e meias brancas e sapatos de amarrar de verniz

As damas de honra geralmente são moças entre 14 e 23 anos de idade. Elas devem acompanhar o estilo do vestido da noiva, na qual a noiva que determinará o modelo e cor das roupasque normalmente são em tons pastéis, e todas devem ter o mesmo arranjo de cabeça e buquê.

Na hora do cortejo cada grupo entra em pares ao som de uma música, mas não a marcha nupcial. As meninas caminham para o altar, em seguida, os pajens e, depois, as damas de honra. As alianças são sempre trazidas por um menino, que as levará sobre uma almofada. Se houver apenas daminhas, uma delas pode levar as alianças. Outra opção é formar casais de daminhas e pajens, que entram lado a lado, antes das damas de honra.

O cortejo caminha para o altar e divide-se, parte para a esquerda e parte para a direita. Caso seja apenas uma dama ou pajem, deve ficar do lado esquerdo.

Existem inúmeras lojas que alugam trajes de damas e pajens. Como no caso do vestido de casamento, essas lojas trabalham com as opções de 1º aluguel no qual a noiva escolhe o modelo que é feito e paga mais por isso e, depois da cerimônia, devolve-o à loja ou pode escolher os modelos em estoque.

Top