Roteiro turístico em Buenos Aires

Buenos Aires é uma das cidades mais charmosas da América do Sul – quiçá do mundo. Uma metrópole com diversas opções de lazer e…

Por Redacao em 29/05/2011

Buenos Aires é uma das cidades mais charmosas da América do Sul – quiçá do mundo. Uma metrópole com diversas opções de lazer e passeios encantadores. Sem falar nas tradicionais casas de tango que fazem a alegria dos visitantes. Aliás, o que não falta são opções para escutar, ver e dançar tango em Buenos Aires – As principais são as casas Milonga Parakultural e o Hotel Faena. Ora, se lá é a terra do tango, voltar para casa sem ao menos um espetáculo da música/dança no currículo é um ultraje. Há também casas de shows voltadas principalmente para os estrangeiros. Os estilos variam bastante. A maior é a Senõr Tango. Menos badalado e mais acanhado, porém o mais tradicional, o El Viejo Almacén, que fica no bairro de San Telmo, permite que o público fique mais próximo do palco e acompanhe de perto os movimentos da dança.

Outras boas pedidas são ver uma peça no Teatro Colón – que é considerado como um dos melhores teatros de ópera do mundo –; ir ao Museo Nacional de Bellas Artes, que possui a maior coleção de arte da Argentina; e conhecer o Malba, Museo Latinoamericano de Buenos Aires, que conta com obras de artistas como Frida Kahlo, Antonio Berni, Diego Rivera e Tarsila do Amaral. Para o fim de tarde, a dica é saborear um café nas cafeterias e bares mais chiques de Buenos Aires, como o El Gato Negro e o Café Tortoni.

Além dos city tours clássicos, a capital argentina e seus moradores começam a elaborar novas opções. Por exemplo: a empresa criada pelos irmãos Sánchez conduz turistas por um city tour pela cidade em carros antigos, modelos Citroën 2CV e Citröen 3CV. É um passeio de duas horas em veículos que eram os símbolos da localidade nos anos 1960 e que foram restaurados e preservados. Inclusive os condutores se vestem tal e qual na época.

Outro conceito legal é o da Buenos Aires literária. Escolhida como Capital Mundial do Livro pela Unesco, Buenos Aires preparou uma programação especial para os amantes de literatura, que começou em abril deste ano e se estende até abril de 2012. Entre as atrações, passeios turísticos com temática literária e obras de teatro gratuitas pelas ruas da cidade.

Sem contar os roteiros já tradicionai, como o Porto Madero e a Recoleta:

Porto Madero

É um conjunto arquitetônico de galpões que já serviram, no passado, para armazenagem de produtos e alimentos que chegavam pelo mar e que foi revitalizado há cerca de dez ou 12 anos e que agora abrigam restaurantes, cinemas, uma casa noturna, lanchonetes e cafés, passeios, um museu, o Iate Clube e hotéis.

Recoleta

Um dos bairros mais conhecidos internacionalmente, a Recoleta é ponto obrigatório, seja por seus cafés, bares, feira de artesanato ou até mesmo pela noite, dedicada ao público jovem. Possui grandes áreas verdes e fachadas em estilo francês.

Top