Roteiro Turístico Colonização Pomerana no Rio Grande do Sul

Para fazer turismo nessa região primeiro é necessário conhecer um pouco sobre a Pomerânia, pois bem vamos lá então. A Pomerânia  era uma nação…

Para fazer turismo nessa região primeiro é necessário conhecer um pouco sobre a Pomerânia, pois bem vamos lá então. A Pomerânia  era uma nação Eslava extinta, atualmente polonesa fica localizada entre Alemanha e Plônia. Sua população era composta por camponeses de origem germânica com dialeto próprio, praticantes da religião Luterana onde era comum os cantos de coral. Um povo rude, mas ao mesmo tempo forte e com muita luta venceram os desafios em terras distantes. Sua história e tradição mantêm-se conservada até hoje, e o Brasil é o único país do mundo onde ainda falam o dialeto. Na cidade de São Lourenço do Sul a colonização Pomerana ainda é muito forte eles trabalham na lavoura no plantio, cultivam frutas e produzem doces em pasta, geléias e frutas cristalizadas, também fabricam queijo, vinho e peito de ganso defumado.

Caminho Pomerano

O Caminho Pomerano é um tipo de turismo rural que tem como objetivo buscar o resgate da história, hábitos e costumes dos imigrantes pomeranos como agro indústrias, artesanatos típicos, produtos agroecológicos e da cultura familiar, cafés coloniais, grupos folclóricos e um verdadeiro paraíso rural. Veja onde ainda existe Colonização Pomerana no Rio Grande do Sul para que você possa conhecer um pouco mais da história desse povo valente e apreciar a gastronomia e os artesanatos.

São Lourenço do Sul – foi nas águas da Lagoa dos Patos que desembarcaram os primeiros imigrantes Pomeranos no porto de São Lourenço do Sul no dia 18 de janeiro de 1858, e traziam em suas bagagens memórias, dores, alegrias e os aspectos diferenciais da extinta Pomerânia. Em São Lourenço os imigrantes fincaram suas origens e transformaram a colônia em sua terra desbravaram colônias e preservaram a cima de tudo cada detalhe da sua cultura e assim puderam construir uma vida cheia de vitorias, conquistas e felicidade na cidade de São Lourenço do sul transformando-o no Município mais Pomerano do Brasil. No passeio você vai se deliciar com as comidas típicas , a agricultura familiar, fazer passeio por trilhas ecológicas, conhecer os animais domésticos e silvestres e poder degustar e levar para casa a bebida típica dos Pomeranos “Maischnap’s” (aguardente com ervas) assim como todos os produtos que eles produzem e conhecer o casamento de preto e suas origens.

Agendamento para turismo com:

Rodrigo Seefeldt turismo.rodrigo@yahoo.com.br

Fone: (53) 9164-0914

Hospedagem: Laguna Apart Hotel Fone: (53) 3251- 1733

Roteiro do passeio

Você vai fazer um passeio turístico no interior de São Lourenço do Sul na Colônia visitando propriedades rurais com a possibilidade de conhecer hortas e a criação de gansos e patos. Você também vai poder degustar os peculiares produtos da agricultura familiar como queijos, lingüiças e conhecer o artesanato que os imigrantes pomeranos deixaram como herança aos seus descendentes que até os dias atuais cultivam as suas tradições e os seus costumes. No passeio você também vai ter a oportunidade de conhecer o artesanato pomerano, a igreja histórica e as casas típicas da colonização assim como provar o delicioso café colonial. Durante o passeio você vai poder assistir a interpretação do casamento de preto e suas origens por artistas locais.

Preservação da historia

A preservação da historia de um povo é a tradição que renasce a cada dia através de suas origens e os costumes que elas cultivam na fala, na agricultura, nos costumes e em todas as suas lidas diárias. Um povo sem historia é um povo sem cultura, e a cultura pomerana ainda continua viva e presente no dia a dia das pessoas que moram em São Lourenço do Sul. No Rio Grande do Sul a maior concentração de imigrantes pomeranos esta cituada em Harmonia que fica localizada no interior de São Lourenço do Sul e considerada a região mais pomerana do estado com uma estimativa de que 99% dos moradores sejam de origem pomerana. A outra famosa concentração de pomeranos encontra-se no estado de Santa Catarina, em Pomerode. Por isso fica dado a São Lourenço do Sul o titulo de “A Cidade Mais Pomerana do Brasil” e onde se localiza o único Roteiro Turistico da Colonização Pomerana no estado. Visite São Lourenço do Sul e conheça as tradições e cultura do povo pomerano e com certeza você irá se apaixonar.

Top