Roteiro em Curitiba

Para o visitante que chega à capital paranaense, os prazeres turísticos da cidade podem passar, vez ou outra, a canto de olho, ofuscados pelos…

Para o visitante que chega à capital paranaense, os prazeres turísticos da cidade podem passar, vez ou outra, a canto de olho, ofuscados pelos já tão falados pontos fortes da cidade: a qualidade de vida, o trânsito modelo e os parques que, juntamente com a consciência ecológica – pois o curitibano recicla todo o seu lixo desde o início da década de 1990 –, já fizeram dela uma “cidade verde” muito antes de tal movimento se espalhar pelo planeta.

Portanto, para que este artigo traga novas possibilidades, que vão além das infindáveis listas de parques e mais parques que sempre culminam no indefectível Jardim Botânico, será apresentado ao leitor um roteiro por Curitiba que retrate de maneira mais variada as características da cidade – daquelas que só um local, que reconhece uma pinha mesmo se a estiver segurando com luvas de cozinheiro e de olhos fechados, pode listar. Características essas que, evidentemente, e em qualquer cidade, vão muito além das fotos impressas em cartões postais.

Feiras

A Feira do Largo da Ordem, no setor histórico, é um ambiente multicultural e tradicional – e isso no termo estrito da palavra.  Existe há mais de 40 anos e reúne centenas de barraquinhas com artesanato, comidas típicas, presentes, brinquedos, sebos, grupos musicais de rua e bugigangas de todas as espécies. Ela acontece todos os domingos pela manhã (das 9h às 14h) e já se tornou ponto de encontro de famílias, amigos e casais que vão até lá para comer, beber, passear, conversar, comprar, ouvir música, namorar… quer dizer, isso quando a moça não se esqueço do rapaz, entretida em meio à infinidade de bijuterias expostas à sua volta.

Leia Também:  Onde Fazer Magistério em Curitiba

Esporte

A Arena da Baixada, casa do Clube Atlético Paranaense, é um desses passeios que fogem à rotina. O estádio é certamente um dos mais modernos do país e oferece amplas condições aos torcedores, que podem assistir aos jogos confortavelmente em instalações cobertas, numeradas e com ampla visão do campo. A praça de alimentação é um caso à parte, com pizzarias, fast foods e até uma churrascaria cinco estrelas. Neste caso, duas opções: ou agendar uma visita guiada ou ir a um jogo do time, pois assim, além de ver a excelência da arena, pode-se sentir o calor da fanática torcida rubro-negra.

Cultura

O Museu Oscar Niemeyer (MON ) já vale a visita nem que seja para tirar fotos apenas de sua fechada.  Com o seu “olho” (desenhado pelo “Pelé” dos arquitetos que dá nome ao espaço) sempre de vigília como se fosse o guardião da cultura universal, o museu tem acervo próprio e apresenta exposições itinerantes. Suas salas alvas e amplas estão sempre repletas da História, beleza, crítica e criatividade representadas pelas mais diversas formas de arte.

Culinária

Todo mundo que vai à Curitiba acaba sempre por fazer o mesmo programa quando chegam as badaladas do meio-dia: ir à Santa Felicidade, o bairro gastronômico que hospeda ótimos restaurantes italianos, para se empanturrar de frango frito, polenta e massas de todas as formas, cores e posições políticas (quando se tem família italiana entende-se do que se trata). Contudo, uma pedida para uma boa refeição, tão deliciosa e acolhedora quanto Santa Felicidade, é o Mercado Municipal. Com restaurantes, lojas de vinho, temperos especiais, produtos orgânicos o MM é a arejada que muitas vezes falta nos roteiros da cidade.

Leia Também:  Virada cultural em Curitiba 2011

Serviço:

Feira do Largo da Ordem

Praça Garibaldi, Largo da Ordem – São Francisco

Arena da Baixada (Estádio Joaquim Américo)

http://clubeatleticoparanaense.com.br

Rua Buenos Aires, 1260 – Água Verde

Para agendar visita: (41) 2105-5616 – ramal 5616

MON – Museu Oscar Nyemeir

http://www.pr.gov.br/mon/

Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico

Telefones: (41) 3350-4400

Atende de terça a domingo, das 10h às 18h

Mercado Municipal de Curitiba

www.mercadomunicipaldecuritiba.com.br

Avenida Sete de Setembro, 1865 – Centro

Telefones: (41) 3264-6024

Horário de atendimento: Segunda, das 7h às 14h. De terça a sábado, das 7h às 18h. Domingo, das 7h às 13h.

Para mais informações turísticas: http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/

Top