terça-feira, 6 de dezembro de 2022 - 06/12/2022 21:46:20
MundodasTribos

A Serra Catarinense é o lugar mais frio do Brasil, lugar onde neva a cada inverno, mesmo que seja por poucos dias, o frio é tão intenso que até as cachoeiras chegam a congelar, as árvores e outras plantas ficam cobertas de neve e gelo deixando a paisagem completamente branca, em um espetáculo de beleza fascinante e fica apenas a duas horas do litoral. Em São Joaquim a cidade da maçã, o maior atrativo é a neve, no inicio do ano acontece a colheita da maçã e pode-se provar o mel serrano. Além do cenário tipicamente europeu, o município é um misto de cultura, diversidade étnica, tradição e natureza e deixa um leve aroma de maçã solto no ar. Quem visita São Joaquim se apaixona pelo lugar e acaba voltando.

O que este artigo aborda:

Conhecendo a cultura do povo

A cultura do povo de São Joaquim é formado por uma mistura étnica curiosa, veja por que é tão curiosa: japonês, africano, bugre, italiano, gaúcho, alemão… Sendo que cada cultura preserva suas tradições através do folclore, na literatura, nas artes plásticas,do artesanato, da música e da dança nas varias associações étnicos culturais que existem na cidade, que você confere na Casa do Artesão.

Confira alguns dos principais pontos turísticos de São Joaquim

– Belvedere – escadaria com uma linda vista panorâmica da cidade e dos verdes campos que a circundam com altitude de 1.450m, uma vista de cartão postal da cidade.

– Cascata do Pirata – uma cascata com queda livre de 15 metros fica no Rio Postinho e localiza-se na fazenda Refugio do Pirata.

– Exponeve – feira permanente de artesanatos e produtos da terra , instalada no pavilhão comercial no Parque Nacional da Maçã e é aberto diariamente para a comercialização dos seus produtos.

– Igreja Matriz – uma igreja que foi construída toda com pedra asfalto que foram tiradas dos morros próximos e trazidas em carros de boi, sua construção teve inicio no ano de 1918 e foi inaugurada no ano de 1935, a igreja apresenta esculturas de profetas bíblicos e de Adão e Eva que ficam na parte externa da igreja que está localizada na praça João Ribeiro.

– Monumento Manoel Joaquim Pinto – uma obra que destaca o ciclo histórico, econômico e cultural da fundação de São Joaquim, pelo bandeirante paulista Manoel Joaquim Pinto, de 1887 até os dias atuais. Esta é uma obra de autoria do escultor Élson Kiotaka Outuki e esta localizada na praça João Ribeiro.

– Museu de Artes de São Joaquim – o museu contem um acervo com obras de artistas como Martinho de Haro, Rodrigo de Haro, Tereza Martonaro, Yolanda Bathke, Suzana Scóss Bianchini entre outros nomes.

– Parque Nacional da Maçã – o parque localiza-se a 2 quilômetros do centro da cidade e tem 214 mil m² e tem áreas para camping, cancha de laço, pavilhões de exposições e palco para shows. No local também são realizados feiras e leilões agropecuários e a muito famosa Feira nacional da Maçã.

– Pesque e Pague Capão da Lagoa – sua infra estrutura dispões de restaurantes e área de laser com churrasqueiras, sistema artesanal de pesque e pague, está localizado a 7 quilômetros da cidade na estrada do Luizinho.

– Snow Valley – com trilhas ladeadas com xaxins gigantes, sendo que as caminhada conduzem a uma típica floresta serrana que é riquíssima em fauna e flora, possui cascatas com até seis andares de altura, pontes rústicas e um saudável ar puro para respirar e encher os pulmões de odores da natureza.

– Museu Ar Livre – possui exposições temáticas de resgate da memória do município como ciclo da madeira, tropeirismo e colonizadores.

Infraestrutura turística de São Joaquim

A melhor infraestrutura turística de São Joaquim está nas fazendas para turismo rural, mas para quem preferir hotéis pode procurar a cidade que eles oferecem calefação e lareira que estão adaptados para o frio rigoroso do inverno. Os restaurantes típicos servem comida caseira e muito saborosa, no Parque Nacional da Maçã, onde acontece a Festa Nacional da Maçã, há infraestrutura adequada ao turismo rústico, com camping, cancha de laço, pavilhão de exposições e palco para shows.

Opção de hotel

Nevada Hotel

http://www.nevadahotel.com.br

Contato: (49) 3233-0259

Concluindo

Se você quer sentir a liberdade assim como toda natureza preservada da serra catarinense, então você deve visitar o município de São Joaquim e desfrutar das belezas naturais que lhe espera.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redacao

Redação Mundo das Tribos.

1

Pode ser do seu interesse

Pacotes de Viagens para Terceira Idade

Pacotes de Viagens para Terceira Idade

SPA do Vinho Reservas, Preços

SPA do Vinho Reservas, Preços

Hoteis para Descansar Dicas, Preços

Hoteis para Descansar Dicas, Preços

Cruzeiros Carnaval 2016 Salvador na Bahia

Cruzeiros Carnaval 2016 Salvador na Bahia

Pacotes viagens Orlando – férias julho 2012-2013

Pacotes viagens Orlando – férias julho 2012-2013

Lugares românticos em Curitiba

Lugares românticos em Curitiba