Roteiro de Viagem para Porto Alegre

Porto Alegre é a capital do estado do Rio Grande do Sul, uma cidade linda cheia de atrativos a espera de turistas como você…

Porto Alegre é a capital do estado do Rio Grande do Sul, uma cidade linda cheia de atrativos a espera de turistas como você para conhecer um pouco mais da historia do povo gaúcho, que com muita luta e garra faz do estado uma potencia agrícola e vive muito feliz. A hospitalidade e a gastronomia fazem parte do passeio e com certeza você vai se apaixonar pelos pratos típicos o famoso churrasco e o chimarrão além de muitos outros. Uma cidade arborizada e com um dos pores do sol mais lindos do Rio Grande do Sul, vale a pena visitar Porto Alegre. Conheça alguns dos principais pontos turísticos da cidade.

Monumento ao Laçador – é um monumento com a representação do gaúcho típico pilchado (trajes típicos) o tradicionalista Paixão Côrtes serviu de modelo da estátua que foi tombada como patrimônio histórico no ano de 2001.

Cais do Porto – o Porto de Porto Alegre é o maior porto fluvial em extensão do país, pois ele mantém oito quilômetros de cais acostável que fica dividido entre os cais Mauá, Navegantes e Marcílio Dias e sua estrutura envolve 25 armazéns com 70 mil metros quadrados que abrange uma área total de 450 mil m².

Jardim Botânico – o Jardim Botânico de Porto Alegre foi aberto a visitação publica no ano de 1958 com a coleção das primeiras palmeiras coníferas, cactáceas, agaváceas e liliáceas. Depois foram sendo criadas coleções botânicas e espécies arbóreas organizadas por formações florestais, famílias botânicas e grupos temáticos, possui uma área de 39 hectares. Atualmente ele é considerado um dos cinco maiores jardins botânicos do Brasil.

Catedral Metropolitana de Porto Alegre – considerada um cartão postal da Capital Gaúcha a Catedral Metropolitana de Porto Alegre é um dos mais exuberantes monumentos do estado, foi construída entre 1921e 1986 a partir do projeto arquiteto de João Batista Giovenale sua cúpula possui 65 metros de altura do nível da praça e o diâmetro interno é de quase 18 metros.

Casa de Cultura Mario Quintana – foi construído entre os anos de 1910 e 1933, sendo o primeiro edifício com armação de concreto na cidade, depois no ano de 1910 foi restaurado e passou a abrigar um dos mais completos centros culturais do Brasil e da América Latina, a Casa de Cultura Mario Quintana é um lugar ideal para happy hour.

Usina do Gasômetro – é um dos pontos mais tradicionais para ver o pôr do Sol da cidade às margens do Lago Guaíba e hoje é um grande centro cultural de |Porto Alegre sendo palco das mais diversas manifestações artísticas como teatro, dança, pinturas etc.

Mercado Público Central – é um prédio neoclássico que foi construído sobre o 1º aterro da cidade no ano de 1869 e possui muitas lojas com especiarias e produtos típicos da terra gaúcha. Lanchonetes, restaurantes e sorveterias também vendem seus produtos, sendo o maior centro de compras de Porto Alegre.

Parque Moinhos de Vento – Parcão – centenas de pessoas vão ao parque para a pratica do Cooper em contato direto com a natureza, o parque também conta com playground e com a Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah que possui cerca de cinco mil livros ate livros em braile. A biblioteca também promove recreação aberta por jogos recreativos, oficinas de artes plásticas e programação cultural.

Parque Farroupilha Redenção – o parque oferece um passeio incrível entre arvores centenárias e espécies nativas do Rio Grande do Sul e do Brasil sobre tudo na primavera quando os ipês roxos e amarelos sublimam a paisagem do local dentre os 45 valiosos monumentos em mármore e cobre que foram presenteados por vários países e em sua área ainda destacam-se a fonte luminosa que foi produzida em Nova York e inaugurada em1935, e o Monumento do Expedicionário de autoria de Antônio Caringi que foi inaugurado em 1953 apresentando um duplo arco do triunfo com escultura em relevo que homenageiam os pracinhas da 2º Grande Guerra.

Opção de hotel

Intercity Premium Porto Alegre

Avenida Borges de Medeiros, 2105

e-mail – rservas@portoalegre.tur.br

Concluindo

Visitar Porto Alegre pode ser inesquecível, pois uma cidade dona de um dos mais lindos pores do sol do Brasil também abriga uma historia cheia de lutas e conquistas feitas por um povo guerreiro. Você vai se encantar pela capital Porto Alegre.

Top