Rodízio de veículos em SP

O rodízio de veículos que rodam na cidade de São Paulo é feito com o intuito melhorar a circulação e a qualidade do ar…

O rodízio de veículos tem como objetivo melhorar a circulação e evitar congestionamentos. (Foto:Divulgação)

O rodízio de veículos que rodam na cidade de São Paulo é feito com o intuito melhorar a circulação e a qualidade do ar nos horários mais movimentados. Os carros que percorrem a cidade devem respeitar o rodízio, sendo proibidos de circular por determinados locais em certos horários, de acordo com o final numérico de suas placas. Saiba mais.

Saiba mais sobre o transito de São Paulo 

Áreas de cobertura do Rodízio

O rodízio em São Paulo ainda não cobre toda a cidade. Porém, é importante ficar atento quando for passar pela capital paulista durante a semana. A placa deve ser conferida para saber se está de acordo com o rodízio. Se for a data liberada para o seu veículo, é indispensável, ainda, ficar de olho no horário liberado.

Veja no mapa as áreas de abrangidas pelo rodízio: foto.

Dias de rodízio

Os dias de rodízio são determinados pelo numero final da placa de cada veículo. Ou seja, o número final da placa diz se você pode circular pelas áreas de rodízio ou não. Confira os dias e finais de placa:

  • Segunda-feira: final da placa 1 e 2;
  • Terça-feira: final da placa 3 e 4;
  • Quarta-feira: final da placa 5 e 6;
  • Quinta-feira: final da placa 7 e 8;
  • Sexta-feira: final da placa 9 e 0.

O rodízio visa diminuir a quantidade de veículos circulando em uma determinada região ao mesmo tempo.(Foto:Divulgação)

Horários de rodízio

A limitação da circulação de veículos em alguns dias ajuda a fazer com que o trânsito flua melhor e evite engarrafamentos. Dessa forma, se não obedecer aos horários corretamente, o portador do veículo recebe multa pela infração. Por isso, preste muita atenção e não saia com seu carro nos horários:

  • Manhã: das 07h às 10h;
  • Noite: das 17h às 20h.
Leia Também:  5 passos para realizar uma boa palestra

Rodízio para caminhões

Os caminhões são proibidos de circular das 7 às 10 da manhã e das 17 às 20h da noite, de acordo com o final de cada placa, pelo Centro Expandido e também nas seguintes vias:

  • Marginal do Rio Pinheiros, (da Marginal do Rio Tietê até a Avenida dos Bandeirantes);
  • Avenida dos Bandeirantes (toda a extensão);
  • Marginal do Rio Tietê, (entre as avenidas Salim Farah Maluf e Marginal do Rio Pinheiros).

Multa por desobediência ao rodízio

Os motoristas que desobedecerem ao rodízio de veículos recebem multa equivalente a R$ 85,12 e ainda perdem quatro pontos na carteira de habilitação, pela infração cometida.

Rodízio para portadores de deficiência física

Os portadores de deficiência não são obrigados a obedecer ao rodízio. Porém é necessário fazer o preenchimento de um formulário de autorização pela prefeitura. O formulário pode ser obtido na Secretaria Municipal de Transportes e deve ser encaminhado junto à fotocópia de documentos pessoais e atestado médico.

A desobediência do rodízio pode acarretar multa e perda de pontos na carteira de habilitação.(Foto:Divulgação)

Veja quais são as piores cidades do mundo para dirigir 

O rodízio de veículos ajuda a manter a boa circulação do trânsito da cidade de São Paulo. A desobediência desse sistema pode acarretar multa ao portador do veículo e redução dos pontos da carteira de habilitação. Fique atento, confira a placa do seu veículo e as datas e horários de circulação.

Top