Roacutan Preço, Bula, Efeitos Colaterais

A Acne é uma doença que, apesar de ser conhecida pela manifestação durante a adolescência, é muito comum em adultos. As erupções na pele…

Por Redacao em 06/08/2011

A Acne é uma doença que, apesar de ser conhecida pela manifestação durante a adolescência, é muito comum em adultos. As erupções na pele causadas pela grande atividade das glândulas sebáceas tendem a se tornar inflamações que podem acometer tanto o rosto como o tronco. Apesar de ser uma manifestação comum durante a puberdade (cerca de 80% da população apresenta Acne durante esta fase), as erupções podem alcançar graus muito altos de incidência na fase adulta, fazendo com que a Acne tenha que ser tratada. Em alguns casos, a Acne pode causar até desfiguração da face, podendo se tornar um problema psicológico e até mesmo social.

Para as pessoas que apresentam Acne em graus muito elevados, o tratamento mais conhecido atualmente é feito pelo uso do medicamento Roacutan. Trata-se de uma opção polêmica, pois o remédio, apesar das grandes taxas de sucesso, apresenta muitos efeitos colaterais, que podem levar o paciente a desistir do tratamento. Antes de iniciar o uso do remédio, é indispensável a consulta a um dermatologista e a um clínico geral, responsáveis por avaliar a dosagem correta do medicamento, além de acompanhar as reações do paciente ao medicamento.

O Roacutan é indicado para os casos em que o paciente apresenta acnes de duração prolongada e que não tenham sido curadas com outras formas de tratamento, como antibióticos. Algumas das formas mais conhecidas são a acne nódulo-cística, em que as lesões tem até 4 milímetros de diâmetro e a acne conglobata, grandes lesões císticas que se comunicam e causam aspecto de deformação na área atingida.

Efeitos colaterais

De acordo com as informações que constam na bula do Roacutan, o medicamento é contra-indicado para mulheres que pretendem engravidar em um curto período de tempo, pois pode causar lesões ao feto. Entre as reações adversas, as mais observadas são: ressacamento da pele e das mucosas, reações alérgicas, sensibilidade à luz, queda de cabelo, altos níveis de sudorese, náusea, diarréia, dores de cabeça e também distúrbios psicológicos graves, como depressão.

Por ser um medicamento de metabolização hepática, ou seja, que é absorvido pelo fígado, o Roacutan pode causar uma sobrecarga a este órgão. Por isso, não é recomendável o consumo de bebidas alcóolicas durante o tratamento, para evitar qualquer problema posterior. No entanto, alguns médicos dizem que o consumo moderado pode ser aceitável. Em caso de dúvidas, pergunte ao seu médico, que é a melhor pessoa para responder sobre o seu tratamento especificamente.

Outra precaução que deve ser tomada durante o tratamento é em relação à exposição ao sol: pelo fato de a pele ficar sensível e muito ressacada, o risco de queimaduras aumenta muito.

Preço

O Roacutan é fabricado pela empresa farmacêutica Roche e o valor total do tratamento varia de acordo com a quantidade de medicamento ingerida pelo paciente, que é calculada de acordo com o peso de cada pessoa. O valor médio da caixa gira em torno de R$80,00 e R$ 100,00, de acordo com a localidade em que é comprada. Para saber o preço correto, procure a farmácia mais próxima.

Atenção: Este artigo tem caráter informativo. Se você deseja iniciar um tratamento com o Roacutan, procure um médico especializado no assunto para tirar as dúvidas e promover um acompanhamento responsável.

Top