Risoto de atum

De origem italiana, o risoto foi criado no século XVI, em Milão. Com a popularização da receita, o prato chegou a outras nações como…

De origem italiana, o risoto foi criado no século XVI, em Milão. Com a popularização da receita, o prato chegou a outras nações como o Brasil e conquistou admiradores. Na preparação, o arroz é refogado com cebola e cozido aos poucos com o acréscimo de caldos de ave, carne, peixe ou vinho. O atum é um peixe pouco calórico – 100 gramas possuem 146 calorias – e rico em nutrientes, como o ácido graxo ômega 3, vitaminas e minerais. Para que você possa preparar uma versão saudável do risoto, com esse peixe, ensinamos a receita.

O atum possui baixa quantidade de gordura (Foto: divulgação)

Risoto de atum

Ingredientes

2 colheres (sopa) de margarina

1 cebola cortada em cubos pequenos

1 xícara (chá) de arroz

1/2 xícara (chá) de vinho branco seco

2 1/2 xícaras (chá) de água fervente

1 tablete de caldo de galinha

1 lata de atum sólido em óleo

2 colheres (sopa) de parmesão ralado

1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco

Cebolinha verde picada

Risoto de atum (Foto: divulgação)

Modo de preparo

Na água, dissolva o tablete de caldo de galinha e não deixe esfriar. Frite a cebola com a margarina em fogo brando, mexendo algumas vezes, durante 15 minutos ou até que os cubinhos dourem. Adicione o arroz e refogue. Adicione o vinho e deixe cozer até que quase todo o líquido evapore. Em fogo brando e na panela sem a tampa, adicione uma concha de caldo fervente e mexa até que o caldo seque. Adicione mais caldo e repita o procedimento até o arroz ficar al dente. Adicione o atum e o óleo que vem junto, o creme de leite e o queijo. Se for necessário acrescente sal. Depois de pronto salpique cebolinha.

Outras receitas com atum: 

Receita de omelete de atum 

Continuar Lendo  Como ter cílios compridos

Macarrão com atum e abobrinha

Top