Riscos do Ar-condicionado para a Saúde

PUBLICIDADE


O verão é considerado a estação mais quente do anos, isso se deve as elevadas temperaturas que predominam na grande maioria dos dias. E para dar um amenizada nas altas temperaturas as pessoas optam pelo ar condicionada que sem dúvida é a melhor maneira de evitar o calor em excesso que causa muito incomodo.

Atualmente o ar-condicionado é algo importantíssimo para muitos, pois garante conforto e um ambiente agradável no trabalho e em casa. Mas é válido ressaltar que o uso incorreto deste equipamento pode ofereça riscos à saúde, por esse motivo, para evitar qualquer tipo de problema é preciso usá-lo de forma correta e não descuidar da manutenção. Se você deseja saber quais os riscos de ar condicionado para a saúde e como usá-lo corretamente, confira logo abaixo essas e outras informações úteis sobre esse assunto que selecionamos especialmente para você, veja:

Há algumas doenças respiratórias são mais comuns no inverno, mas também ocorrem com intensidade no verão. Os problemas mais comuns são: intensificar a rinite, asma, sinusite e até infecções respiratórias e os principais responsáveis de tais problemas citados logo acima estão os fungos e bactérias que se acumulam nos condicionares de ar e se proliferam no ambiente.

PUBLICIDADE

Para as pessoas que contam com um ar-condicionado em casa, há algumas recomendação que são feitas por técnico especializado que é realizar uma limpeza da parte interna do aparelho isso deverá acontecer no mínimo a cada três meses. É válido ainda ressaltar que deverá ser feito uma limpeza semanal do filtro de ar desta forma será possível ficar longe dos riscos do ar-condicionado para a saúde. Quando o filtro está limpo, além de causar diversos danos a saúde, ele ainda pode aumentar significativamente o gasto com energia elétrica.

A higiene do ar-condicionado é fundamental seja onde for o local onde ele se faça presente, mas é preciso saindo saber usar o aparelho sem abusos. O recomendado é sempre manter o aparelho em uma temperatura que seja considerada razoável, isto é, que esteja em torno de 20º e 22ºC. Se você tem o habito de usar esse equipamento em uma temperatura mais inferior, saiba que o corpo pode começar a sentir um desconforto e o ar frio favorece a proliferação de vírus que são os principais causadores de gripes e resfriados.

Outro fator que merece destaque é a mudança brusca de temperatura, muito comum quando se ter um ar-condicionado em casa ou no trabalho. Para aqueles que passam um longo período de tempo em ambientes refrigerados, saiba que isso exige que o corpo trabalhe em um ritmo mais intenso.

Selecionamos ainda uma outra dica de como usar o ar-condicionado corretamente, nessa será necessário deixar uma bacia com água no local onde ele permanece ligado por muito tempo, isso deve ser feito principalmente no quarto. Isso é algo importantíssimo porque o ar fica mais seco, e pode acabar comprometendo o funcionamento do sistema respiratório e para evitar danos a saúde é preciso umedecer o ambiente.

Como é possível notar são alguns cuidados simples que quando colocados em pratica poderá evitar vários tipos de problema causados pelo mau uso do ar condicionado.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.