Riscos do Ar-condicionado para a Saúde

Redacao 21/08/2011 Saúde


O verão é considerado a estação mais quente do anos, isso se deve as elevadas temperaturas que predominam na grande maioria dos dias. E para dar um amenizada nas altas temperaturas as pessoas optam pelo ar condicionada que sem dúvida é a melhor maneira de evitar o calor em excesso que causa muito incomodo.

Atualmente o ar-condicionado é algo importantíssimo para muitos, pois garante conforto e um ambiente agradável no trabalho e em casa. Mas é válido ressaltar que o uso incorreto deste equipamento pode ofereça riscos à saúde, por esse motivo, para evitar qualquer tipo de problema é preciso usá-lo de forma correta e não descuidar da manutenção. Se você deseja saber quais os riscos de ar condicionado para a saúde e como usá-lo corretamente, confira logo abaixo essas e outras informações úteis sobre esse assunto que selecionamos especialmente para você, veja:

Há algumas doenças respiratórias são mais comuns no inverno, mas também ocorrem com intensidade no verão. Os problemas mais comuns são: intensificar a rinite, asma, sinusite e até infecções respiratórias e os principais responsáveis de tais problemas citados logo acima estão os fungos e bactérias que se acumulam nos condicionares de ar e se proliferam no ambiente.

Para as pessoas que contam com um ar-condicionado em casa, há algumas recomendação que são feitas por técnico especializado que é realizar uma limpeza da parte interna do aparelho isso deverá acontecer no mínimo a cada três meses. É válido ainda ressaltar que deverá ser feito uma limpeza semanal do filtro de ar desta forma será possível ficar longe dos riscos do ar-condicionado para a saúde. Quando o filtro está limpo, além de causar diversos danos a saúde, ele ainda pode aumentar significativamente o gasto com energia elétrica.

A higiene do ar-condicionado é fundamental seja onde for o local onde ele se faça presente, mas é preciso saindo saber usar o aparelho sem abusos. O recomendado é sempre manter o aparelho em uma temperatura que seja considerada razoável, isto é, que esteja em torno de 20º e 22ºC. Se você tem o habito de usar esse equipamento em uma temperatura mais inferior, saiba que o corpo pode começar a sentir um desconforto e o ar frio favorece a proliferação de vírus que são os principais causadores de gripes e resfriados.

Outro fator que merece destaque é a mudança brusca de temperatura, muito comum quando se ter um ar-condicionado em casa ou no trabalho. Para aqueles que passam um longo período de tempo em ambientes refrigerados, saiba que isso exige que o corpo trabalhe em um ritmo mais intenso.

Selecionamos ainda uma outra dica de como usar o ar-condicionado corretamente, nessa será necessário deixar uma bacia com água no local onde ele permanece ligado por muito tempo, isso deve ser feito principalmente no quarto. Isso é algo importantíssimo porque o ar fica mais seco, e pode acabar comprometendo o funcionamento do sistema respiratório e para evitar danos a saúde é preciso umedecer o ambiente.

Como é possível notar são alguns cuidados simples que quando colocados em pratica poderá evitar vários tipos de problema causados pelo mau uso do ar condicionado.

Outros artigos

SINOP MT Cursos Técnicos Gratuitos 2011

22/03/2011

SINOP MT Cursos Técnicos Gratuitos 2011

Se você busca oportunidades para ingressar no mercado de trabalho com sucesso a primeira dica é realizar um curso de nível técnico. Pois será através deste que v...

Vestidos Sereia: modelos, fotos

05/09/2012

Vestidos Sereia: modelos, fotos

Os vestidos sereia são modelos que estão em alta na moda atual de festa. Eles são muito usados em casamentos, formaturas e outras ocasiões mais sofisticadas. Portant...