Riscos de enviar sms enquanto está dirigindo

PUBLICIDADE

O ato de enviar mensagens enquanto está dirigindo é o responsável por causar 3.000 mortes de adolescentes em acidentes de carro por ano, nos Estados Unidos, além de deixar 300.000 feridos, conforme os dados mais recentes das autoridades de trânsito daquele país.

É grande o número de pessoas que envia mensagens e dirige ao mesmo tempo, aumentando seriamente os riscos de acidentes e atropelamentos (Foto: Divulgação)

Essas estatísticas mostram que a prática, também comum nas ruas e estradas brasileiras, supera a destrutiva combinação beber e dirigir como causa de mortes de adolescentes no trânsito no território norte-americano, revelando todo o perigo por trás do ato de enviar SMS ao volante.

No Brasil, a situação não é muito diferente, já que as pesquisas apontam o uso do celular no trânsito como um ato tão perigoso quanto o de beber antes de dirigir, atitude que aumenta o risco de acidentes em até 400%, conforme as estimativas do governo federal.

PUBLICIDADE

Os principais perigos

Atropelamentos e colisões são os principais riscos dessa prática perigosa (Foto: Divulgação)

São vários os riscos de enviar SMS enquanto está dirigindo, já que a prática causa a distração do motorista, que deveria prestar atenção no trânsito, mas acaba dividindo-a entre o volante e a tela do celular, para digitar mensagens comuns ou para ler e enviar mensagens em aplicativos como o WhatsApp.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), o condutor que envia SMS enquanto dirige aumenta em 23 vezes os riscos de sofrer ou provocar uma colisão, elevando também as chances de atropelamentos, devido à desatenção provocada pela prática, comprovada através de estudos.

Ainda segundo a associação, o simples ato de olhar para a tela do smartphone faz com que o motorista perca entre quatro e cinco segundos de atenção, prejudicando principalmente a visão frontal e percorra algumas dezenas de metros em completa cegueira.

Com isso, crescem consideravelmente as chances de aquele condutor ser vítima ou provocar acidentes, que podem ter sérias consequências para ele e outras pessoas.

Como evitá-los

Não usar o celular enquanto você estiver conduzindo o veículo é a melhor atitude a ser tomada (Foto: Divulgação)

A melhor maneira de evitar os acidentes causados pelo envio de SMS ao volante é não usar o celular enquanto está dirigindo, em hipótese alguma, concentrando toda a sua atenção na condução do veículo. Se precisar usar o aparelho, em algum caso de emergência, por exemplo, pare o carro em um local seguro e só depois atenda ao telefone ou digite/leia as mensagens.

E para aquelas pessoas viciadas e que não conseguem ficar sem usar o celular nem mesmo quando estão dirigindo, uma boa alternativa está no aplicativo Mãos ao Volante, compatível com Android, que bloqueia as chamadas e o recebimento de SMS enquanto o usuário está dirigindo.

PUBLICIDADE

Durante o tempo em que ele está ativado, quem tenta ligar para aquele celular não consegue completar a chamada e recebe, em seguida, uma mensagem avisando que a pessoa não pode atender porque está dirigindo.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.