Rir é o Melhor Remédio para Dores

Está comprovado: rir faz muito bem e ajuda no combate às dores, não acredita? Confira o estudo americano que prova […]

Já sorriu hoje? E aquela gargalhada de felicidade, há quanto tempo você não exercita? Mas na caixinha de remédio os analgésicos não podem faltar, correto? Saiba que um poderoso remédio contra dores está sempre à sua disposição: o ato de rir.

Recentemente uma pesquisa da Universidade de Oxford, publicada no periódico Proceedings of the Royal Society B, concluiu o que nós já suspeitávamos rir é o melhor remédio para dores, isso porque enquanto a pessoa está gargalhando de felicidade, a euforia toma conta e são liberadas substâncias químicas (como a endorfina) que funcionam como analgésico natural, amenizando a dor.

Como foi feita a pesquisa

Com ajuda de voluntários em situações de dor, os pesquisadores formaram dois grupos e cada um assistiu a vídeos diferentes, um grupo viu o vídeo de comédia e o outro grupo assistiu a vídeos bem entediantes (como programa de golfe). Após o fim do filme, os voluntários que viram o filme de comédia (e com certeza deram muitas gargalhadas), conseguiram suportar mais dor que antes (cerca de 10%) enquanto o grupo que viu aos vídeos chatos suportou menos dor que antes.

Rir um pouquinho e dar uma boa gargalhada tem diferença importante no caso desse estudo. Isso porque sorrir discretamente não causa nenhum efeito como remédio de dor. A liberação da endorfina acontece apenas quando a pessoa rir muito, como em uma gargalhada. Para quem nem se lembra de quando foi a última vez que riu assim, que tal marcar uma comédia, no teatro, cinema ou festivais de humor?

O papel do riso na sociedade

Robin Dunbar, coordenador da pesquisa, acredita que pelo fato de apenas o ser humano ser capaz de gargalhar (o macaco o faz também, mas sem movimentar a barriga), há uma relação entre o riso e o estabelecimento da sociedade humana, pois com a liberação da endorfina, há o favorecimento de laços sociais entre as pessoas, assim nesse estado de euforia elas ficam mais suscetíveis a se aproximar das outras. Esse foi o grande objetivo da pesquisa, mostrar o estabelecimento das sociedades há dois milhões de anos e se comprovada, será uma tese para entender porque o homem primitivo conseguiu criar comunidades formadas por centenas de pessoas e os macacos só se reuniam em no máximo 50 animais.

Leia Também:  MSC Preziosa 2014: roteiro, saídas

Vamos rir?

A Brastemp lançou uma ação interessante em 2010, “o dia em que um sorriso parou São Paulo”, que incentivava as pessoas a sorrirem. O vídeo mostra uma ação feita por onze rádios que pediam às pessoas para sorrirem para quem estivesse ao seu lado, no carro vizinho, por exemplo, o resultado pode ser visto no trânsito de São Paulo, quando as pessoas começam a sorrir umas para as outras. Quer ver? Clique aqui! 

Cinema na rua ou em casa, a escolha do gênero do filme será com certeza de comédia, após ler a matéria acima, então, algumas sugestões de bons filmes para você rir muito!

Filmes de comédia de 2011, conheça os lançamentos e corra para o cinema ou as locadoras.

Quer filmes mais antigos? Que tal ver alguns trailers e escolher o seu?

Dr. Fantástico

Quero ser Grande

Corra que a polícia vem aí

Os caça-fantasmas

Top