Rio 20: o que é, como participar

O Rio +20 será um evento sediado no Rio de Janeiro que reunirá líderes mundiais, vinte anos após o famoso Eco92, para a “Conferência…

Por Redacao em 01/02/2012

Rio +20 Conferência da ONU (Foto:Divulgação)

O Rio +20 será um evento sediado no Rio de Janeiro que reunirá líderes mundiais, vinte anos após o famoso Eco92, para a “Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável”. O encontro tem como objetivos discutir maneiras de transformar o planeta em um lugar melhor; garantir o comprometimento de cada país na sua obrigação de preservar o planeta; avaliar os progressos feitos até o momento e se as metas foram cumpridas; debater as lacunas existentes no implante de resultados e abordar novos desafios.

A conferência acontecerá dos dias 20 a 22 de junho na capital fluminense e enquanto o evento não chega muitas instituições já começaram a discutir assuntos sobre o meio ambiente e a sustentabilidade. A novidade é a abertura de credenciamento para a sociedade civil para os eventos paralelos ao Rio +20, que pode enviar propostas para estes eventos através da página oficial da Conferência até o dia 30 de março.

O Brasil sediará a próxima conferência da ONU (Foto:Divulgação)

As organizações não governamentais que desejarem credenciar seus representantes devem ter status consultivo no Conselho Social e Econômico das Nações Unidas (ECOSOC). As instituições que estejam registradas na Cúpula Mundial também estão habilitadas para participar do Rio +20, mas o prazo para inscrever os interessados em participar vai até o dia 20 de maio. As instituições que não se encaixam nestes requisitos também podem participar do evento. Para que sejam autorizadas é preciso preencher um formulário até o dia 20 de fevereiro que será  avaliado pelo ECOSOC.

A conferência irá abordar temas de sustentabilidade (Foto:Divulgação)

Com a proximidade da data do evento muitos brasileiros começam a se reunir para discutir sobre o seu papel na sociedade, afinal não são apenas os representantes que têm obrigações a cumprir. A ideia principal é a de que para transformar o mundo é preciso que as pessoas mudem o seu cotidiano, ou seja, as atitudes do dia a dia fazem a diferença quando é realizada por todos.

Se quiser obter mais informações sobre o Rio +20 consulte o site oficial da conferência e conheça quais as iniciativas, as propostas e os documentos da causa.

Top