RIC: Registro Único de Identidade Civil

O RIC é o número único de Registro de Identidade Civil pelo qual os brasileiros serão identificados em suas relações com a sociedade e com…

O RIC é o número único de Registro de Identidade Civil pelo qual os brasileiros serão identificados em suas relações com a sociedade e com os órgãos públicos ou privados. O RIC apresenta avanços tecnológicos que posicionam o Brasil na vanguarda da identificação civil.
Com a chegada do RIC, cada cidadão passa a ter um número nacional baseado em suas impressões digitais. Isso evita que o cidadão seja confundido com outra pessoa ou que alguém se passe por outro para cometer crimes, contrair dívidas ou cometer abusos. Por isso, o RIC será um importante mecanismo para facilitar a inclusão social e ampliar a segurança para os processos de abertura de contas, concessão de créditos e redução de fraudes e prejuízos.
O RIC já será emitido com certificação digital. A combinação das impressões digitais com a certificação digital tornará o processo de identificação pessoal mais seguro. Isso possibilita, por exemplo, maior segurança nas redes de comunicação, redução de fraudes e crimes na internet, entre outras vantagens. Outra facilidade com a inclusão do Certificado Digital é que algumas ações que antes só eram realizadas na presença do interessado poderão ser feitas pela internet utilizando-se da identificação virtual. Assinar contratos, mandar cartas, realizar compras e solicitar serviços: tudo feito pela internet com segurança, agilidade e comodidade.

RIC: Registro Único de Identidade Civil: É extremamente importante ter um documento em que possa nos ajudar a dizer quem somos, a identificação pessoal é uma coisa requisitada em todo o mundo, não importando o que façamos, seja, procurar um emprego, ou então fazer uma compra, é necessário apresentá-la.

O RIC será o substituto do RG, a policia federal aguarda que em 9 anos já tenha todos os registros dos brasileiros no novo programa RIC com cartão de identificação microprocessado. Vamos aguardar que isso realmente seja possível. Pois o registro único de identidade visa facilitar a vida de todos nós.

Continuar Lendo  Novela das Seis Paraíso: Confira as diferenças entre as Versões de 2009 e 1982!

O documento RIC foi instituído pela Lei 9454/1997, a estimativa é que aproximadamente 80 mil pessoas podem ser cadastradas diariamente e por ano esse número chegue a 20 milhões. Acredito que a principio demore um pouco para que acostumemos com a nova carteira de identidade, afinal de contas, o RG nos acompanha há tantos anos.

Quanto ao documento RIC 2010 as mudanças estão sendo previstas para Outubro na qual vamos ter que aposentar o CPF e também RG, pois é justamente nesse mês em que ele vai passar a entrar em circulação. O assunto vem gerando muita polemica, mas o fato é que o RIC é muito mais prático e também eficiente, a relação direta entre o cidadão e também o estado depende da nossa documentação, tudo começa a partir da certidão de nascimento, passando para o RG entre outros documentos a mais.

Enfim, agora que você já sabe mais sobre o RIC certamente está curioso para conhecer mais sobre o assunto e quer mais parâmetros para tirar informações, pois bem, saiba que um vídeo instrucional foi lançado, exatamente para conscientizar a todos sobre a utilização desse novo recurso, se você quer saber mais sobre o RIC e também banco de dados do INI acredito que vale a pena estar acompanhando-o.

Clique aqui e conheça melhor o RIC

Top