Revestimentos para escadas

Lidar com a aparência de uma casa é algo que pode ser bastante complicado dependendo dos conhecimentos que você tenha e sobre o projeto…

Por Editorial MDT em 15/05/2011

Lidar com a aparência de uma casa é algo que pode ser bastante complicado dependendo dos conhecimentos que você tenha e sobre o projeto em mente. Revestimentos então podem ser um desafio já que no fim ele é um fator determinante de tudo que se possa pensar em decoração para mais tarde. E isso pode se tornar ainda mais complicado quando temos em frente um outro elemento que merece muita atenção: as escadas.

Claro, elas não servem somente a sua função prática. Pelo contrário: elas tem um impacto visual tremendo, sendo peça muito importante quando chega o momento de pensar em como deixar o ambiente o mais bonito e o mais parecido conosco possível. Existem muitos tipos de escadas, cada uma com o seu estilo. Caso você ainda não tenha decidido qual, vale a pena conferir diferentes modelos e escolher qual se adequa melhor às suas intenções, aos seus moradores, ao seu estilo de vida e acima de tudo o seu bolso. De posse disso, é hora de pensar no revestimento.

Para pensar no revestimento dos degraus da sua escada também é preciso pensar nos mesmos quesitos que os referentes ao modelo. Nem todos são adequados seja lá pelo piso do restante do cômodo, pela cor da parede ou pelos moradores da casa. Em um lugar onde morem ou que haja entre seus frequentadores crianças e idosos, por exemplo deve ter um revestimento adequado, que não seja escorregadio e com isso possa provocar acidentes graves, afinal esses dois grupos são bastante suscetíveis à quedas.

O revestimento dos degraus pode ser feito por vários materiais, sendo que os principais são a madeira, cerâmica ou pedra. Entre essas categorias o leque disponível de opções é imenso, podendo agradar a todos os gostos, bolsos e ainda atender a todas as necessidades do cliente.

Alguma dicas de materiais para o revestimento


Para uma escada de concreto, que é clássica o recomendado é que deva apresentar o mesmo revestimento das paredes da sala, sendo que os degraus podem ser decorados com tábua de madeira. Aliás, a madeira é a opção mais popular no mercado e também a mais fácil de ser encontrada, mas também há outras opções.

Para quem tem crianças e idosos em casa, é importante que este revestimento possa ser antiderrapante. Pisos de cerâmica também podem ser boas opções caso possa contar com elas em número suficiente.

Se está pensando no assunto faça diversas pesquisas em revistas de decoração e sites de internet que dão muitas dicas a respeito do assunto, inclusive lojas virtuais. Outra boa ideia é frequentar fóruns virtuais e trocar experiências com os usuários a respeito disso, assim poderá aprender com pessoas mais experientes, sem contar que lá poderão estar as respostas para todas os seus questionamentos.

Também é bom consultar ajuda profissional e não se arriscar a comprar materiais em quantidades erradas ou ainda material inadequado, como pode acabar sendo comum. Um profissional poderá lhe fornecer melhores ideias a respeito do tema de modo a responder todas as suas dúvidas.

Top