Revestimento boiserie, como fazer

O boiserie é um tipo de revestimento usado no design de interiores para deixar os ambientes mais românticos, delicados e charmosos. Caracterizado pelo pelos…

Por Isabella Moretti em 18/09/2012

O boiserie é um tipo de revestimento usado no design de interiores para deixar os ambientes mais românticos, delicados e charmosos. Caracterizado pelo pelos painéis de madeira adornados que ilustram as paredes, o acabamento tem feito sucesso absoluto no cenário da decoração.

A versão clássica do boiserie é feita com madeira. (Foto:Divulgação)

Diferente dos revestimentos tradicionais, o boiserie procura enriquecer a parede com detalhes, apostando em um tipo de moldura para a superfície. Embora a técnica esteja adquirindo prestígio nas residências modernas, ela já existe desde o século XVIII e foi criada pelos franceses.

O modelo de revestimento Boiserie se consagrou na Europa nos tempos do Rococó, um movimento artístico caracterizado pelas peças rebuscadas.

Boiserie: a arte de emoldurar paredes

Atualmente o boiserie está sendo incorporado pela decoração de forma mais limpa e elegante. O acabamento é capaz de transformar tanto os espaços sociais como os de intimidade, renovando as sensações dos moradores que vivem na residência. A versão tradicional da técnica consiste em instalar painéis de madeira na parede, mas este formato passou por adaptações.

O boiserie é uma técnica de revestimento que cria um efeito de molduras na parede. (Foto:Divulgação)

Depois que o acabamento clássico se tornou popular, os designers passaram a valorizar o falso- boiserie, que abriu espaço para outros materiais. Além da madeira, o efeito de molduras passou a ser reproduzido através de cimento, gesso e até mesmo isopor.

Quem aposta no boiserie tradicional tem que preparar o bolso, afinal, revestir toda a parede com madeira costuma sair caro. A forma mais barata de decorar as paredes com boiserie é investindo em materiais como gesso e isopor. Entretanto, o morador não deve se preocupar apenas com a economia da reforma, mas sim com a durabilidade da superfície. Para que o revestimento se torne mais resistente e bonito, é importante aplicar tinta acrílica.

O Boiserie enriquece o layout do ambiente, através do efeito emoldurado que destaca o relevo. A técnica de revestimento está super em alta, mas os especialistas recomendam combater os excessos herdados do século XVIII e optar por uma composição mais clean.

Saiba mais: Revestimento de paredes com gesso acartonado

Além da madeira, o boiserie pode ser feito com outro material, como o gesso. (Foto:Divulgação)

Como fazer revestimento Boiserie?

Mesmo com o uso de materiais alternativos, o revestimento boiserie deve ser feito por um profissional especializado. De qualquer forma, é importante ficar atento no posicionamento das molduras na parede para evitar a sobrecarga na decoração.

Para que o efeito do boiserie seja clean e discreto, as placas e molduras não podem ser aplicadas no alto da superfície. O ideal é que a instalação aconteça até 85 centímetros do chão.

Veja também: Decoração de paredes com madeira – dicas e fotos

Top