Reverter a laqueadura: saiba mais

Após a realização da laqueadura, alguns casais acabam decidindo ter outro bebê e começam a questionar se é possível reverter a cirurgia contraceptiva. Felizmente, especialistas afirmam…

Após a realização da laqueadura, alguns casais acabam decidindo ter outro bebê e começam a questionar se é possível reverter a cirurgia contraceptiva. Felizmente, especialistas afirmam que esse procedimento é possível. Conheça abaixo algumas informações sobre como reverter a laqueadura.

Conheça alguns mitos e verdades sobre a laqueadura.

A reversão da laqueadura é um procedimento muito complexo. (Foto: divulgação)

Conheça mais sobre a laqueadura

A laqueadura consiste em um método cirúrgico no qual as tubas (ou trompas) uterinas são amarradas, cortadas ou cauterizadas (queimadas), de modo a impedir o encontro dos espermatozoides com o óvulo. A técnica utilizada no procedimento depende do especialista e do caso da paciente.

Saiba quem pode fazer laqueadura

Segundo a lei do planejamento familiar, a laqueadura pode ser realizada por mulheres com idade superior a 25 anos ou que já possuam prole constituída (mais de dois filhos). Vale ressaltar que a cirurgia deve ser realizada após 60 dias da manifestação do desejo do casal em realizar o procedimento cirúrgico como forma contraceptiva.

O tipo da laqueadura interfere na hora da reversão

A reversão da laqueadura é muito complexa quando comparada à técnica primária. Além disso, o tipo de reversão depende do tipo da técnica cirúrgica utilizada no passado. De acordo com os especialistas, as operações realizadas com anel plástico ou clipes são mais fáceis de serem revertidas. Por outro lado, os procedimentos cirúrgicos que lesaram o tecido tubário são mais difíceis de reverter.

Muitos casais optam pela realização da laqueadura como método contraceptivo. (Foto: divulgação)

Conhecendo mais sobre o procedimento cirúrgico

A cirurgia para reversão da laqueadura consiste em retirar a parte da tuba uterina que foi danificada, no intuito de unir as partes sadias. Para a realização dessa cirurgia, a mulher deve receber anestesia geral, sendo que o procedimento costuma demorar em torno de duas a três horas. Após realizada a cirurgia, a mulher recebe alta no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte.

Saiba quais são as contraindicações da reversão da laqueadura

Apesar de não haver uma restrição direta para a reversão da laqueadura, é necessário levar em consideração alguns detalhes, entre eles, a idade da mulher. Com o aumento da idade, há maior incidência de comorbidades, como o diabetes e a pressão alta, colaborando com o aumento do risco cirúrgico.

Saiba mais sobre a reversão da laqueadura. (Foto: divulgação)

Muitos casais, após optarem pela realização da laqueadura como método contraceptivo, desejam reverter o procedimento. No entanto, antes de realizar a reversão da laqueadura, é ideal que a mulher busque a orientação de um especialista competente, de modo a evitar consequências para a saúde. Além disso é importante que a mulher conheça os riscos e contraindicações.

Saiba mais sobre a reversão da laqueadura.

Top