Retorne ao ritmo de treinos depois das férias

Com o fim do período de férias é normal que alguns atletas adiem um pouco mais a volta aos treinos. No entanto, exatamente nesta…

Imagem: (Foto Divulgação)

Com o fim do período de férias é normal que alguns atletas adiem um pouco mais a volta aos treinos. No entanto, exatamente nesta fase as atividades devem ser realizadas também com intensidade, devido ao início da pré-temporada das competições.

 “Após um intervalo sem a prática, o treino deve acontecer de maneira progressiva, aumentando aos poucos o volume, a intensidade e o tempo. Correr é recomendado para recuperar a condição cardiorrespiratória em todos os esportes”, é o que afirma o educador físico e consultor técnico da loja Procorrer, Tadeu Natálio.

De acordo com o especialista, que também é maratonista, os atletas precisam ser disciplinados no preparo para a pré-temporada, e centrar na finalidade principal, que é a corrida.

O treinamento deve ser específico para cada tipo de prova. Além disso, é indicado aliar o exercício com descanso (para a recuperação da musculatura) e alimentação (para a sustentação do corpo). “Se cumprir com todos os requisitos com foco e disciplina a competição será o momento de colher os louros da vitória”, afirma.

Para que o benefício seja completo indica-se relacionar a corrida com exercícios que colaborem para o preparo da musculatura determinada, compensando flexibilidade e força muscular.

“Os corredores precisam se preocupar com a saúde das articulações que dependem diretamente do equilíbrio muscular e do movimento articular, ou seja, necessitam de flexibilidade, força e estabilidade. O ideal é conciliar o treino de corrida com uma atividade que seja osteomioarticular (ossos, músculos e articulações), entre elas estão: a musculação para fortalecer os músculos, o pilates para dar flexibilidade, e a RPG para equilibrar a postura corporal e assim proporcionar estabilidade”.

Natálio aconselha os atletas a sustentarem sempre o foco nas finalidades principais, como reduzir o tempo em uma competição, acelerar o ritmo e atingir metas pessoais. “O atleta tem que se manter motivado todos os dias, e ter em mente que é preciso melhorar sempre, buscando novos desafios”.

Segundo ele, fazer um projeto é importantíssimo para o sucesso durante a temporada.  “Quem faz planejamento já começa o ano na frente. É importante que se faça um pré-calendário de provas para que, durante os períodos de treinamento, o atleta consiga treinar especificamente para os desafios e se prepare com consciência”.


Top