Resultado do Fies 2016/2

PUBLICIDADE

O resultado do Fies 2016/2 já está disponível para consulta. As pessoas que se inscreveram no programa devem verificar a chamada regular e concluir a inscrição dentro do prazo. Leia a matéria para conferir mais informações sobre o programa e o cronograma.

O MEC já divulgou o resultado do FIES 2016. (Foto Ilustrativa)
O MEC já divulgou o resultado do FIES 2016. (Foto Ilustrativa)

Neste segundo semestre de 2016, o Fies lançou 75 mil vagas para financiar a faculdade. As oportunidades priorizaram os cursos de Engenharia, Licenciaturas, Saúde, Pedagogia e Saúde. Mais de 200 mil pessoas se inscreveram no programa para disputar um financiamento.

Desde 2015, o Fies tem se revelado mais criterioso com a concessão do financiamento. Para participar do processo seletivo, os estudantes precisam ter tirado no mínimo 450 pontos no Enem (a partir de 2010). Também é necessário que a renda per capita não ultrapasse três salários-mínimos.

PUBLICIDADE

Resultado do Fies 2016/2

Para consultar o resultado do Fies 2016/2 é bem simples. O estudante só precisa acessar o site oficial do programa e informar no campo em branco o nome da instituição na qual se inscreveu. Em seguida, escolha o local de oferta, o curso e o turno. Clique no botão “Pesquisar” para processar a busca.

Os estudantes podem consultar a lista de pré-selecionados pela internet. (Foto Ilustrativa)
Os estudantes podem consultar a lista de pré-selecionados pela internet. (Foto Ilustrativa)

Em instantes, o SisFies mostrará a lista de pré-selecionados no Fies. Essa relação inclui apenas o nome completo de cada candidato aprovado na primeira chamada.

Matrícula FIES 2016/2

Os estudantes aprovados na chamada única FIES 2016/2 devem concluir a inscrição no SisFies, entre os dias 1º e 7 de julho. Quem está com o nome na lista de espera deverá completar o cadastro no prazo de cinco dias úteis.

Depois de completar o cadastro online, o candidato pré-selecionado tem o prazo de 10 dias para comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), a fim de validar as informações.

Após fazer a validação dos dados cadastrados, o estudante terá o prazo de 10 dias para comparecer a um agente financeiro e assinar o contrato do financiamento.

Como funciona o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa que financia o curso superior. O estudante beneficiado não precisa pagar a faculdade enquanto está frequentando as aulas. Ele só terá que fazer isso após a conclusão da faculdade.

PUBLICIDADE
Muitos estudantes fazem a faculdade com o financiamento estudantil. (Foto Ilustrativa)
Muitos estudantes fazem a faculdade com o financiamento estudantil. (Foto Ilustrativa)

O Fies mantém parceria com várias instituições privadas de ensino superior. Os financiamentos são oferecidos conforme a disponibilidade de vagas de cada IES e também de acordo com a nota do Enem.

O estudante beneficiado pelo FIES 2016 precisa pagar uma taxa de R$150,00 a cada três meses, que corresponde a taxa de juro anual de 6,5% ao ano. Após concluir o curso, ele tem um período de carência de 18 meses para realizar o pagamento. Vale lembrar que o tempo para pagar a dívida é de até 3 vezes a duração da faculdade.

E aí? Ficou alguma dúvida sobre o resultado do Fies segundo semestre 2016? Deixe um comentário. Você também pode ler o edital na íntegra para obter mais informações.

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.