Isabella Moretti 12/08/2016 Educação

O resultado do Fies 2016/2 já está disponível para consulta. As pessoas que se inscreveram no programa devem verificar a chamada regular e concluir a inscrição dentro do prazo. Leia a matéria para conferir mais informações sobre o programa e o cronograma.

O MEC já divulgou o resultado do FIES 2016. (Foto Ilustrativa)

O MEC já divulgou o resultado do FIES 2016. (Foto Ilustrativa)

Neste segundo semestre de 2016, o Fies lançou 75 mil vagas para financiar a faculdade. As oportunidades priorizaram os cursos de Engenharia, Licenciaturas, Saúde, Pedagogia e Saúde. Mais de 200 mil pessoas se inscreveram no programa para disputar um financiamento.

Desde 2015, o Fies tem se revelado mais criterioso com a concessão do financiamento. Para participar do processo seletivo, os estudantes precisam ter tirado no mínimo 450 pontos no Enem (a partir de 2010). Também é necessário que a renda per capita não ultrapasse três salários-mínimos.

Resultado do Fies 2016/2

Para consultar o resultado do Fies 2016/2 é bem simples. O estudante só precisa acessar o site oficial do programa e informar no campo em branco o nome da instituição na qual se inscreveu. Em seguida, escolha o local de oferta, o curso e o turno. Clique no botão “Pesquisar” para processar a busca.

Os estudantes podem consultar a lista de pré-selecionados pela internet. (Foto Ilustrativa)

Os estudantes podem consultar a lista de pré-selecionados pela internet. (Foto Ilustrativa)

Em instantes, o SisFies mostrará a lista de pré-selecionados no Fies. Essa relação inclui apenas o nome completo de cada candidato aprovado na primeira chamada.

Matrícula FIES 2016/2

Os estudantes aprovados na chamada única FIES 2016/2 devem concluir a inscrição no SisFies, entre os dias 1º e 7 de julho. Quem está com o nome na lista de espera deverá completar o cadastro no prazo de cinco dias úteis.

Depois de completar o cadastro online, o candidato pré-selecionado tem o prazo de 10 dias para comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), a fim de validar as informações.

Após fazer a validação dos dados cadastrados, o estudante terá o prazo de 10 dias para comparecer a um agente financeiro e assinar o contrato do financiamento.

Como funciona o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa que financia o curso superior. O estudante beneficiado não precisa pagar a faculdade enquanto está frequentando as aulas. Ele só terá que fazer isso após a conclusão da faculdade.

Muitos estudantes fazem a faculdade com o financiamento estudantil. (Foto Ilustrativa)

Muitos estudantes fazem a faculdade com o financiamento estudantil. (Foto Ilustrativa)

O Fies mantém parceria com várias instituições privadas de ensino superior. Os financiamentos são oferecidos conforme a disponibilidade de vagas de cada IES e também de acordo com a nota do Enem.

O estudante beneficiado pelo FIES 2016 precisa pagar uma taxa de R$150,00 a cada três meses, que corresponde a taxa de juro anual de 6,5% ao ano. Após concluir o curso, ele tem um período de carência de 18 meses para realizar o pagamento. Vale lembrar que o tempo para pagar a dívida é de até 3 vezes a duração da faculdade.

E aí? Ficou alguma dúvida sobre o resultado do Fies segundo semestre 2016? Deixe um comentário. Você também pode ler o edital na íntegra para obter mais informações.

 

Outros artigos

Celular Apple iPhone de 8GB

18/08/2011

Celular Apple iPhone de 8GB

Em termos de tecnologia, a Apple tem avançado milhares de quilômetros à frente dos seus concorrentes. Uma prova disso é o celular Apple iPhone 3G de 8GB. Além de...

USP cursos gratuitos de Engenharia 2015

25/08/2015

USP cursos gratuitos de Engenharia 2015

USP cursos gratuitos de Engenharia 2015 estão sendo oferecidos pela internet, atendendo aos interessados em adquirir novos conhecimentos nessa importante área, que p...

Maquiagem Jasmyne 3D

15/04/2013

Maquiagem Jasmyne 3D

A Jasmyne é uma marca renomada no mercado de cosméticos. Entre os produtos mais cobiçados da atualidade está a maquiagem Jasmyne 3D, com uma palheta de 96 cores. O p...