Ressonância magnética: saiba mais, cuidados

A ressonância magnética é um exame de imagem muito detalhado, que analisa com precisão o coração, vasos sanguíneos, pulmões, cérebro e ossos.  Quem nunca…

A ressonância magnética é um exame de imagem muito detalhado, que analisa com precisão o coração, vasos sanguíneos, pulmões, cérebro e ossos.  Quem nunca fez esse exame, um dia pode precisar fazer por isso é importante saber como ele funciona. Saiba mais sobre a ressonância magnética e cuidados a serem tomados ao fazer o exame.

A ressonância magnética exige alguns cuidados para ser realizada. (Foto: divulgação)

O que é ressonância magnética e como funciona

A ressonância magnética é um exame que analisa detalhes precisos dos ossos, tórax, pulmões, coração e vasos sanguíneos. Nesse exame, não se utiliza radiação, mas sim um grande imã. O campo magnético alinha as moléculas de água e hidrogênio para um lado do corpo. Esse campo é desligado, mas a máquina capta a marca deixada.

O tubo contém uma campainha e comunicador de voz, caso o paciente necessite de ajuda.  Por se tratar de uma espécie de imã, as pessoas que possuem metais no corpo devem tomar cuidado.

O aparelho de ressonância emite muitos sons, que muitas vezes assustam ou irritam os pacientes. A maioria dos pacientes reclama do exame por claustrofobia (medo de locais fechados), outros dizem que o barulho e os cintos usados para ficar preso na mesa são os que mais incomodam.

Saiba mais sobre como funciona a ressonância magnética 

Preparação para o exame de ressonância magnética

  • O paciente deve ficar em jejum de 3 a 6 horas  de acordo com o exame;
  • Não utilizar joias, relógios, piercings ou outros objetos metálicos pelo corpo, pois podem gerar desconforto ou até lesões;
  • É permitido que o paciente seja acompanhado por um familiar nos preparativos para o exame, porém durante a coleta o acompanhante deve ficar na sala de controle.

    A ressonância magnética é um exame detalhado que possibilita vários diagnósticos. (Foto: divulgação)

Cuidados ao fazer ressonância magnética

1. As pessoas com claustrofobia e que sofrem movimentos involuntários devem receber anestésico para prevenir que se movimentem e impossibilitem o exame;

Leia Também:  Dicas para escolher bolsa de acordo com a ocasião

2. Pessoas que fazem uso de marca-passo, válvulas cardíacas, pinos, clipes cirúrgicos, implantes metálicos ou grampos de aneurisma não podem realizar o exame;

3. Durante o procedimento, não se deve carregar objetos magnéticos como cartões bancários e aparelhos eletrônicos, pois podem ser danificados pelo campo magnético.

4. Por ser uma espécie de imã, as pessoas com metais no corpo devem tomar cuidados redobrados. Como aparelhos nos dentes, tatuagens com tinta de metal, maquiagem definitiva, implante de ouvido e pinos nos ossos.

Tenha cuidados com o uso de metais no corpo durante o exame de ressonância. (Foto: divulgação)

Veja também exames realizados pelo SUS 

A ressonância magnética é um exame diagnóstico muito preciso e detalhado. Através desse método vários problemas e doenças podem ser identificados precocemente e também facilita o tratamento de outros. Porém, é preciso ter cuidados ao realizar esse exame para que não prejudique a saúde. Siga as instruções médicas corretamente durante a realização da ressonância magnética.

Top